terça-feira, 17 de novembro de 2009

Artes

Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA) vence Concurso de Curtas - Metragens Canon
O filme Contratempo, realizado por alunos do curso da licenciatura em Vídeo e Cinema Documental da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes do Instituto Politécnico de Tomar, venceu o Concurso de Curtas-Metragens Canon integrado no Estoril Film Festival 2009.
O Júri, constituído pelos realizadores Joana Areal e João Salaviza (vencedor da Palma de Ouro para curtas-metragens no festival de Cannes 2009) e Rui Rosado da Canon, realçou a dificuldade de realizar um filme em tão pouco tempo (uma semana) e ficou surpreendido com a elevada qualidade alcançada pelos filmes em competição.
Em relação ao filme Contratempo as críticas foram muito positivas. Joana Areal referiu que o tema de trabalho é muito interessante, e que gostou bastante. O realizador João Salaviza disse que o filme “Contratempo tem uma particularidade que os outros não tinham; o cinema trabalha sobre dois vectores que são muito simples e que são inevitáveis, que são o espaço e o tempo, e o movimento é muitas vezes o elo entre estes dois vectores. Esse filme (Contratempo) foi o que mais respeitou o tema proposto, embora isso não tivesse sido uma condicionante para escolher o melhor filme.” Rui Rosado referiu que o prémio foi atribuído por unanimidade.
Todo o trabalho foi efectuado pelos alunos, incluindo a banda sonora.
O Concurso Curtas-Metragens Canon foi promovido pelo Estoril Film Festival em parceria com a Canon para estudantes de Vídeo. Várias escolas foram convidadas e quatro aceitaram o desafio. Mais do que uma competição, esta iniciativa propôs um desafio aos participantes: formar equipas, escrever, filmar e editar uma curta-metragem no prazo de uma semana de 26 de Outubro a 1 de Novembro. O tema proposto era o movimento e a duração máxima para o filme era de 3 minutos.
Numa corrida contra o tempo, os participantes, tiveram a oportunidade de experimentar e testar uma câmara profissional de vídeo da Canon e explorar o potencial da alta definição aliada à criatividade, num estímulo à sua imaginação.
Após a projecção dos trabalhos realizados pelas equipas, seguiu-se um debate acerca da experiência numa discussão informal entre as várias equipas a concurso.
Findo o debate o Júri revelou a equipa vencedora e entregou o prémio, uma câmara profissional Canon HD, à equipa vencedora.
A sessão de exibição foi no sábado, 14 de Novembro às 17h na Sala dos Encontros do Centro de Congressos do Estoril.
------------------------------------------------