quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Cultura

António Pedro vai ser homenageado em Tomar no seu centenário
A Câmara Municipal de Tomar, através do Núcleo de Arte Contemporânea, vai homenagear António Pedro no próximo dia 12 de Dezembro, sábado, a propósito do centenário do seu nascimento.
António Pedro nasceu em 9 de Dezembro de 1909, na Cidade da Praia (Cabo Verde), tendo uma vida criativa intensa: foi pintor, ceramista, escultor, caricaturista, galerista, crítico de arte, poeta, editor, jornalista, encenador… Considerado uma figura ímpar da cultura portuguesa do século XX, foi um dos membros fundadores do Grupo Surrealista de Lisboa.
O teatro foi um dos vectores mais evidentes da sua carreira, tendo sido director do Teatro Apolo em Lisboa, em 1949, e director, figurinista e encenador do Teatro Experimental do Porto entre 1953 e 1961. É também relevante a sua obra como dramaturgo.
Por isso mesmo, e como forma de encerramento deste ano que foi dedicado à comemoração do 60º aniversário da Exposição do Grupo Surrealista de Lisboa, o Núcleo de Arte Contemporânea presta-lhe homenagem, evocando a sua obra teatral, numa sessão a decorrer no Club Tomarense, a partir das 18 horas, que será apresentada por José-Augusto França, seguindo-se uma conversa sobre o autor por Luiz Francisco Rebello e leituras de trechos de peças de teatro de António Pedro por João Mota com a Oficina de Teatro Canto Firme.
A iniciativa é de entrada livre.
--------------------------------------------------------