segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Ambiente

Parque Urbano de Abrantes recebe novas árvores
Cerca de 220 árvores (carvalhos, sobreiros e medronheiros) foram plantadas na zona florestal do Parque Urbano de Abrantes (S. Lourenço), nos dias 20 e 21 de Novembro, por voluntários da seguradora “Allianz Portugal” e da “Sonaecom”. Esta acção de reflorestação aconteceu no âmbito do projecto “ProNatura”, criado pela ANEFA – Associação Nacional de Empresas Florestais Agrícolas e do Ambiente, cujo objectivo é reflorestar áreas ardidas, criar novas florestas e recuperar zonas florestais degradadas. No total, a “Allianz” e a “Sonaecom” ofereceram à Câmara de Abrantes 2.220 novas árvores. As restantes árvores deverão ainda ser plantadas em espaço público municipal, nomeadamente nas zonas ardidas do Parque urbano de S. Lourenço e na zona próxima da antiga lixeira, nas margens do Tejo.
As áreas destinatárias das árvores oferecidas pelas empresas são públicas, ou sob gestão pública, o que permite o acompanhamento e visitas em qualquer momento por parte das empresas que oferecem as árvores.
Esta parceria visando a realização de acções de reflorestação foi selada através da assinatura de dois protocolos entre as quatro entidades parceiras: autarquia, ANEFA, “Allianz” e “Sonaecom”. Mediante o que foi acordado, as duas entidades que enviaram os seus voluntários ofereceram as árvores para as acções de arborização, competindo à ANEFA a responsabilidade de fazer o acompanhamento logístico, enquanto a autarquia deu apoio técnico. A Câmara de Abrantes assume ainda a responsabilidade de fazer a manutenção das espécies agora plantadas.
A Presidente da Câmara acompanhou as duas acções, tendo agradecido o contributo ANEFA e dos voluntários nesta acção que considerou “da maior importância” para a reflorestação do território concelhio. Dirigindo-se aos voluntários, vindos de várias partes do país, Maria do Céu Albuquerque deu-lhes a conhecer as intervenções que a autarquia tem realizado nos últimos anos no Parque Urbano, enquanto local de lazer e preservação da natureza e informou que o espaço vai integrar uma das futuras Estações de Biodiversidade, no âmbito do Plano de Valorização da Biodiversidade de Abrantes.
----------------------------------------------