sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Empresas

Platex/IFM vai ter nova administração
Os trabalhadores da Platex/IFM foram convocados nesta quinta-feira, dia 12, para um plenário em que o presidente do Conselho de Administração, Themudo Barata, anunciou a sua saída da empresa.
Para já, acerca da nova administração as informações ainda são escassas, mas espera-se que vai tomar posse no início da próxima semana.
Conforme informações, a Platex/IFM vai passar a ser gerida por uma sociedade de capital de risco constituída por cinco bancos, que vai tentar renegociar as dívidas com os credores.
Recorde-se que a empresa está parada desde Abril e com os poucos trabalhadores que restam em regime de lay-off, a fábrica ainda não tem data para reinício da produção.
A União de Sindicatos de Santarém (USS), diz em comunicado que essa seria uma das condições impostas pelas entidades que, supostamente, estão envolvidas no processo de recuperação da IFM/Platex. Mais adianta aquela estrutura representativa dos trabalhadores, que a saída do Presidente do Conselho de Administração, “poderá não significar nada se a equipa que o acompanhou no descalabro a que chegou o grupo empresarial continuar em funções”, acentua a USS. “Estão em causa milhões de euros do erário público, deveria ser feita uma auditoria às empresas do grupo IFM para se apurarem responsabilidades pois, ninguém deveria ficar sem ser responsabilizado por, nomeadamente, colocar em dificuldades centenas de familias e dar destino diferente ao dinheiro que lhes foi confiado para ser entregue ao Estado e à Segurança Social”, refere o comunicado.
Adianta ainda o documento, que “no inicio da semana o Sindicato do sector solicitou reuniões ao Governo Civil e ao Ministério da Economia sem que até ao momento, aquelas entidades se dignassem dar resposta”.
Conclui a informação da USS, que “Irão fazer-se novas insistências, esperando-se que no dia 18, pelas 10 horas, no Plenário dos trabalhadores da IFM/Platex, existam novidades quanto ao inicio da laboração da produção e ao pagamento dos salários em atraso”.
----------------------------------------------------------