segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Cultura

Novembro, Mês de Santareno
Integrado na acção cultural promovido pelo Instituto Bernardo Santareno e Câmara Municipal de Santarém, este mês de Novembro vai ser fértil na cultura teatral.
Assim, a peça “A Promessa" pelo Grupo Cénico da Música Nova de Pernes que fazia parte do “Ciclo de Teatro Santareno” foi adiada por questões de elenco de última hora. A peça que ía subir ao palco do Teatro Sá da Bandeira, no próximo dia 14, às 21h30, terá nova data de apresentação que será anunciada brevemente.
O “Ciclo de Teatro Santareno” prossegue nos dias 19, 20 e 21, às 21h30, com a estreia do "O Pecado de João Agonia" pelo Teatro do Azeite. Elenco: Miguel Raposo, Paula Só, João Abel Baptista, Sílvia Almeida, Maria José, Henrique Martins, Pedro Oliveira, Sandra Santos, Carlos Malvarez, Susana Vitorino e Eduardo Frazão. Encenação e direcção musical: Pedro Oliveira.
No dia 28, também às 21h30, é a vez d’ "O Crime da Aldeia Velha" pelo Grupo Mérito Dramático Avintense. Intérpretes: Tânia Fonseca, Marcos Amorim; Andreia Costa, Sílvia Marques: Lígia Gonçalves, Lúcia Arada, Joana Lopes, Rute Oliveira, Lurdes Zeferino, Fernando Gonçalves, Teresa Silva, Vítor Parente, Ricardo Silva, Marco Monteiro, Vitorino Teixeira e Albino Gonçalves. “Santareno para crianças” é também o actividade que está a ser levada a cabo, na Sala de Leitura Bernardo Santareno, em Santarém, no âmbito das comemorações “Novembro, Mês de Santareno” organizadas pela autarquia local e Instituto Bernardo Santareno.
A iniciativa que decorre até ao dia 26, com sessões às terças e quintas-feiras, às 10h30, destina-se a crianças do pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico e está a cargo da “Aqui Há Gato”, Livraria Infantil/ Atelier de Arte para Crianças, com a colaboração do Teatrinho de Santarém.
“Santareno para crianças” tem como objectivo dar a conhecer aos mais pequenos a vida e obra de Bernardo Santareno, assim como celebrar os 50 anos das obras do dramaturgo: “Nos Mares do Fim do Mundo”, “O Lugre” e o “Crime da Aldeia Velha”, escritas em 1959.
Ao todo vão passar por este espaço 200 crianças, que terão também oportunidade de visitar a exposição “Bernardo Santareno, Pseudónimo de António Martinho do Rosário, Vida e Obra”, patente na Sala de Leitura Bernardo Santareno.
Há também actividades sobre “A vida e obra de Bernardo Santareno”, dias 4, 11 e 13 de Novembro, às 14h30, para os alunos do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico, Secundário e Universitário, e no dia 13, às 18h30, para público em geral.
Estas actividades contam com a participação do Centro Dramático Bernardo Santareno
-------------------------------------------------