segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Cultura

Museu Nacional do Santo Condestável nasce em Ourém
Foi na celebração do primeiro dia litúrgico dedicado ao Santo Condestável, que, numa missa mandada celebrar para o efeito, Carlos Evaristo, Presidente do Conselho Executivo da Fundação Oureana e Paulo Fonseca, Presidente da Câmara Municipal de Ourém, anunciaram a formalização de uma parceria tendo em vista o estabelecimento em Ourém, já no início de 2010, do Museu Nacional do Santo Condestável - MNSC.
No final da celebração religiosa, presenciada por cerca de meia centena de pessoas, Carlos Evaristo usou da palavra para fazer uma breve resenha histórica do Santo. Afirmou Evaristo que “a data celebrada não é a data da sua morte, que é o que usualmente acontece, nem essa data foi dia o dia 1 de Novembro, mas sim a 1 de Abril de 1431”. Afirma ainda que “Bento XV escolheu o dia 6 como data a dedicar a D. Nuno porque era a primeira disponível após o dia de Todo os Santos”.
Referindo-se ao relicário que fará parte do novo Museu, Carlos Evaristo explicou que “é um busto mandado fazer na casa sucessora do Mestre Tedim, que guarda no peito as relíquias do Santo”. Anunciou ainda que o Museu terá uma visão abrangente da vida do Santo, “desde a sua vida bélica até à vida na Ordem do Carmo”.
Evaristo referiu ainda que “a importância da localização em Ourém do novo Museu Nacional sai reforçada por ser cá que se deu o milagre que levou à canonização”. Aliás, refere ainda que “foi a própria irmã Lúcia a afirmar que N.ª Sr.ª tinha aparecido em Fátima porque essa era a terra do Santo Condestável”.
Paulo Fonseca usou da palavra de seguida, enquadrando este novo projecto na estratégia de promoção que tem delineada para o concelho.
Não descorando a componente litúrgica, o autarca afirmou que “esta primeira celebração do dia dedicado a D. Nuno é um momento de grande importância”.
Paulo Fonseca classificou na sua intervenção D. Nuno como “um grande português, humilde, que podia ter vivido uma vida mais faustosa, tendo antes optado por se dedicar à solidariedade, tendo ainda dado um importante contributo na vertente histórica”. Afirma o Presidente que “incorpora valores suficientes para que projectemos a nossa terra, em diversas frentes, em torno deles”.
O edil anunciou ainda a abertura do espaço “no início do ano, incorporando-a no Congresso sobre o Concelho”. Afirmou que “o MNSC será mais um foco de projecção da nossa terra e uma importante ligação a Fátima”-
-----------------------------------