domingo, 29 de maio de 2011

Tecnologia e Inovação

Abrantes: O laboratório LINE.IPT, do Politécnico de Tomar tem em carteira encomendas de protótipos até 2013
Ouvir os empresários e encontrar soluções à medida dos seus problemas, com base nas novas tecnologias, é o objectivo do LINE.IPT, um laboratório do Politécnico de Tomar que tem em carteira encomendas de protótipos até 2013.
A funcionar desde 2010 no Tecnopólo do Vale do Tejo, em Abrantes, o Laboratório de Inovação Industrial e Empresarial (LINE.IPT) fomenta a incorporação de tecnologia e inovação pelas empresas, numa lógica de investigação aplicada e a partir de um centro de investigação e desenvolvimento (I&D) orientado para as áreas de mecânica, electrónica, automação e robótica.
Em declarações à agência Lusa, Clara Amaro, coordenadora da Oficina de Transferência de Tecnologia e Conhecimento do IPT, referiu que este laboratório surge para “dar respostas às necessidades de desenvolvimento de novos produtos e processos” das empresas da região, usando os recursos humanos do Instituto Politécnico de Tomar.
Um trabalho que na prática traduz-se na criação e teste de novas soluções (protótipos), cuja tecnologia ainda não foi criada pelo mercado.
“O objectivo é o de reforçar e promover a competitividade das empresas e fortalecer as respectivas competências científicas e tecnológicas através da colaboração com os centros de Investigação e Desenvolvimento”, concretizou.
Pedro Granchinho, do departamento de Engenharia Electrotécnica, referiu à Lusa que o trabalho desenvolvido é feito numa “lógica da investigação aplicada e não de âmbito fundamental, fabricando soluções tecnológicas à medida” das necessidades dos empresários e das suas empresas.
“Apenas cinco por cento da investigação feita em Portugal é em investigação aplicada e, desta, apenas um por cento chega às pessoas e aos empresários”, acrescentou Bruno Chaparro, do departamento de Engenharia Mecânica, tendo afirmado que o LINE.IPT não tem hoje capacidade de resposta para todas as solicitações.
“Os empresários não estavam habituados a que as instituições de ensino tivessem uma postura tão efectiva e hoje a relação é de uma grande cumplicidade e inter-ajuda”, observou, tendo referido que a Associação Empresarial de Santarém vai investir 750 mil euros para criar um clone do LINE.IPT no futuro parque industrial do Cartaxo e assim dar cobertura a todo o distrito de Santarém.
De entre os projectos já desenvolvidos destacam-se trabalhos de consultadoria técnica como controlos da geometria tridimensional dos cascos dos catamarans, o desenvolvimento de apoios de suspensão e motor para automóveis, um motociclo eléctrico bimotor multifuncional, um cortador de pedra por fio duplo, um concentrador solar e um posto de venda móvel eléctrico de gelados, para circular em praias e praças.
*Lusa
--------------------------------------------------------------------------------------------