quinta-feira, 19 de maio de 2011

Cultura

Tomar: Café histórico comemora centésimo aniversário
O Café Paraíso, em Tomar, assinala esta sexta-feira o seu centésimo aniversário, prometendo uma tarde cheia de animação, que inclui pessoas vestidas com trajes como os usados na data da inauguração, em 20 de Maio de 1911.
Alexandra Grego, que representa a quarta geração da família que gere o histórico café, disse à agência Lusa que o aniversário se vai fazer com muita festa, sendo garantidas as presenças, durante a tarde de sexta-feira, da Tuna Templária, Coro da associação Canto Firme, declamação de poesia e violino.
Segundo disse Alexandra Grego, para a meia noite está reservada uma “surpresa” para todos os que quiserem partilhar a comemoração.
O Café Paraíso foi fundado pela “Empreza do Paraizo de Thomar”, na altura com cinco sócios, passando mais tarde a ser propriedade de apenas um deles, Manuel Cândido da Mota.
Considerado já um verdadeiro património arquitectónico e cultural da cidade, o café foi passando de geração em geração, tendo a actual proprietária deixado o curso superior que frequentava em Lisboa para vir tomar conta do que, confessou à Lusa, foi sempre “um dos grandes amores” da sua vida.
Mantendo a fachada e o interior resultantes da remodelação feita pelo seu avô, Manuel Mota Grego - que em 1946 quis transformar o café num local de “elite”, colocando dezenas de espelhos importados de Itália e as mesas com tampo de mármore que ainda hoje permanecem – Alexandra tem procurado manter este como “um lugar de culto”.
Em 2000 fez obras de restauro, recuperando peças originais que entretanto tinham sido substituídas, como os apliques e os globos do teto, e retomou uma prática interrompida quando o avô se sentiu cansado demais para ter o café aberto até às 02:00.
O café voltou a funcionar depois das 21:00, sendo actualmente lugar de encontro e de tertúlia, sobretudo às sextas-feiras à noite “quando os estudantes que estão fora vêm passar o fim-de-semana e se encontram no café”.
O Café Paraíso, situado na Rua da Corredoura, em pleno centro histórico de Tomar, é referido em roteiros de todo o mundo como um dos lugares carismáticos a visitar.
-------------------------------------------------------------------------------------------