terça-feira, 17 de maio de 2011

Saúde

Autarquia de Abrantes opõe-se às alterações das valências do Centro Hospitalar Médio Tejo
A Câmara de Abrantes manifestou hoje a sua oposição a qualquer alteração ao acordo vigente para a manutenção das valências em regime de complementaridade que foi estabelecido aquando da constituição do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT).
Em declarações à agência Lusa, e na sequência da possibilidade do serviço de Patologia Clínica (laboratório de análises clínicas) da unidade de Abrantes do CHMT poder transferir-se para a unidade de Torres Novas, a presidente da autarquia prometeu “opor-se a qualquer alteração” que venha contrariar aquele acordo.
 “É de estranhar esta possibilidade particularmente numa altura em que a legislatura foi interrompida e quando o conselho de administração do próprio CHMT se encontra em gestão”, disse Maria do Céu Albuquerque, tendo acrescentado que o laboratório de Abrantes “não pode ser encerrado e muito menos transferido” para Torres Novas.
 “A centralização de alguns serviços específicos em Torres Novas, a ser feita, não pode levar ao encerramento dos serviços essenciais necessários ao bom funcionamento dos serviços do Hospital de Abrantes” afirmou, nomeadamente, “pela existência de especialidades como a urgência polivalente e unidade de cuidados intensivos, unidade de neonatologia e bloco operatório”.
Na região do Médio Tejo existem hospitais em Tomar, Torres Novas e Abrantes, funcionando as valências em regime de complementaridade.
*Lusa
-----------------------------------------------------------------------------------------------