segunda-feira, 23 de maio de 2011

Sociedade

Autarquia de Torres Novas apresentou programa de voluntariado sénior para a cultura
Compromisso com o público, disponibilidade para aprender e executar, desempenho no cumprimento de tarefas e identificação com os desafios propostos são os “ingredientes” necessários para aderir ao programa de voluntariado sénior para a cultura, lançado na passada quinta-feira, pela Câmara Municipal de Torres Novas.
A vereadora da Cultura, Manuela Pinheiro, declarou, “esta iniciativa visa alargar o trabalho que já tem vindo a ser desenvolvido através do banco de voluntariado existente mas, neste caso, numa óptica de trabalho a desenvolver em torno dos equipamentos culturais do concelho”.
A apresentação do programa esteve a cargo de Jorge Salgado Simões, director do departamento de Educação e Cultura, que destacou a elevada percentagem de população com idade superior a 55 anos (cerca de 22% com tendência crescente) que poderia ser canalizada para estas actividades. «Em Torres Novas há cerca de 8000 residentes nestas condições, com muita experiência de vida e de trabalho, cujas capacidades podem ser aproveitadas», referiu.
Pode ser voluntário qualquer cidadão interessado, reformado ou desempregado de longa duração, com mais de 55 anos de idade. É considerado desempregado de longa duração todo o adulto à procura de emprego há mais de um ano, fazendo prova desta situação através do comprovativo de inscrição no centro de emprego. Para informações pode contactar a Divisão de Intervenção Social através do telefone: 249 810 790; e-mail: dis@cm-torresnovas.pt) ou a Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes.
A presidente do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado, Elza Chambel, apadrinhou o lançamento da iniciativa do Município de Torres Novas, realçando que está também em linha com a celebração do Ano Europeu sobre Envelhecimento Activo e Solidariedade Intergeracional, que se assinala em 2012. O Conselho Nacional a que Elza Chambel preside tem a missão de promover, qualificar e coordenar o voluntariado. «O voluntariado é gratuito, muito gratificante e tem um valor económico muito importante», representando em Portugal cerca de 1% do PIB.
«O voluntariado não tira empregos, potencia-os. Serve para qualificar o emprego.» destacou Elza Chambel, passando à caracterização de um voluntário: «É alguém que, de forma desinteressada, se dispõe a ajudar o próximo», sublinhou.
----------------------------------------------------------------------------