quinta-feira, 19 de maio de 2011

Política

PS de Sardoal acusa responsáveis sociais-democratas da saída do corpo de bombeiros para Almeirim
O PS de Sardoal acusa a maioria social-democrata que gere o concelho de ser responsável pela saída dos bombeiros “canarinhos” para Almeirim, apontando o “incumprimento” de um protocolo estabelecido com a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).
Os vereadores do PS, Fernando Vasco e Pedro Duque, lembraram à Lusa que a ANPC comprometeu-se a localizar a sede da Força Especial de Bombeiros (FEB) afecta ao distrito de Santarém no Sardoal, em protocolo assinado em 2008 e que previa a reabilitação da antiga escola primária de Andreus para a instalação dos 40 bombeiros, uma requalificação que, acusam, “nunca foi feita”.
Considerando a concretização daquele acordo “vital para a sobrevivência e desenvolvimento” do concelho, os vereadores do PS afirmam “exigir” o seu cumprimento integral.
Em declarações à agência Lusa, o vice-presidente da Câmara do Sardoal, Miguel Borges (PSD), acusou os vereadores do PS na autarquia de quererem “fazer assunto onde não há”, tendo assegurado que o acordo com a ANPC “mantém-se válido”, e prevê que um destacamento daquela força fique no concelho, nomeadamente ”na altura de maior risco de incêndios”.
Aquele responsável defendeu no entanto uma “reavaliação” do protocolo assinado em 2008, nomeadamente a “relação custo benefício” do investimento a efectuar na requalificação da antiga escola de Andreus.
 “O que estava previsto para fazer naquela escola apresenta custos na ordem dos 500 mil euros, muito dinheiro para uma autarquia desta dimensão”, afirmou Miguel Borges, tendo assegurado que a autarquia está a trabalhar “uma outra solução”, que já terá merecido a “aprovação” da ANPC.
 “A requalificação do antigo centro de saúde apresenta custos substancialmente mais reduzidos, entre 100 a 150 mil euros, e apresenta outras mais valias, quer técnicas quer em termos de acessibilidades”, referiu, acrescentando estarem “todos estão de acordo” com a alternativa “menos os vereadores do PS”.
Os vereadores socialistas reafirmam “não aceitar nem subscrever qualquer alteração ao protocolo que desvirtue o seu objectivo inicial” e que passaria por sediar em Sardoal a totalidade dos homens e mulheres da FEB de Santarém, acusando a autarquia de não ter feito o que se comprometeu.
 “Passados três anos da assinatura do protocolo ainda não se aprovou sequer o caderno de encargos para a transformação da escola de Andreus”, vincaram, apontando responsabilidades à Câmara do Sardoal pelo “não cumprimento” do protocolo assinado em 2008 e que, afirmam, “está na origem da deslocalização” da FEB para Almeirim.
A construção da base permanente para os “canarinhos”, provisoriamente instalados no Sardoal, foi alvo recentemente de um protocolo entre a ANPC e a Câmara Municipal de Almeirim, que ofereceu o terreno e assumiu os custos da construção, cedendo-a por 20 anos à ANPC.
*Lusa
--------------------------------------------------------------------------------