sábado, 14 de maio de 2011

Eventos

Associação dos Amigos do Tejo promove no Cartaxo “I Jornadas do Tejo Vinhateiro”
A Associação dos Amigos do Tejo (AAT) promove hoje, no Cartaxo, as primeiras Jornadas do Tejo Vinhateiro, procurando sensibilizar para o valor cultural e económico existente nesta paisagem.
António Maia Nabais, museólogo e presidente da AAT, disse à agência Lusa que a vitivinicultura é um “monumento natural e humano” que tem que ser associado às rotas turísticas, levando até estas paisagens os numerosos turistas que são atraídos para o grande centro urbano que é Lisboa.
António Nabais vai falar sobre “O Tejo e a paisagem vinhateira histórica”, numa abordagem que visa sensibilizar autarquias e entidades ligadas ao turismo para a importância de as rotas turísticas funcionarem de forma integrada, aliando monumentos e paisagens.
Atraídos pela paisagem, os turistas passam a contactar com a realidade mais social e cultural da região, contribuindo para a economia local e para que não acabem actividades mais tradicionais e artesanais, disse à Lusa.
Nas jornadas de hoje à tarde, Jorge Maximino, professor do Instituto Piaget, vai falar sobre “O Tejo e a paisagem vinhateira na Literatura”, enquanto João Morgado, da Adega Cooperativa do Cartaxo, falará sobre “O Tejo e a paisagem vinhateira no campo e no bairro”.
A jornalista Ana Fernandes vai abordar o tema “A vinha e o jornalismo”, Pedro Inácio, coordenador do Museu da Água da EPAL, falará sobre “A vinha e a fotografia na paisagem vinhateira do Tejo” e Pedro Gil, vereador na câmara do Cartaxo e enólogo da Adega Cooperativa do Cartaxo, sobre “A paisagem vinhateira e o turismo”.
António Nabais explicou ainda à Lusa que a AAT tem já programadas mais duas jornadas, as próximas em Setembro, sobre “O Tejo e a Poesia”, a decorrer em Constância, e as seguintes em Novembro, em Vila Velha de Ródão, sobre “O Tejo e a Arte”.
As jornadas de hoje decorrem no auditório da Quinta das Pratas, no Museu Rural e do Vinho do concelho do Cartaxo.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------