sexta-feira, 20 de maio de 2011

Prevenção

Secretário de Estado da Protecção Civil assegura permanência de equipa da Força Especial de Bombeiros no Sardoal
O secretário de Estado da Protecção Civil assegurou hoje que uma equipa da Força Especial de Bombeiros (FEB) “canarinhos” vai ficar em permanência no Sardoal para reforçar a capacidade de resposta numa região muito exposta aos incêndios florestais.
Em declarações à agência Lusa, à margem da assinatura de um protocolo de formalização da entrega de um veículo de socorro aos bombeiros de Sardoal, Vasco Franco assegurou que uma equipa composta por 15 bombeiros “canarinhos” se vai “manter” ali para dar cobertura a uma zona “muito sensível” e que abarca a maior mancha florestal existente na região norte do distrito de Santarém.
O PS de Sardoal havia acusado esta semana a maioria social-democrata que gere o concelho de ser responsável pela saída dos bombeiros “canarinhos” para Almeirim, apontando o “incumprimento” de um protocolo estabelecido em 2008 com a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) e que previa a requalificação de uma antiga escola em Sardoal, um investimento até hoje não efectuado.
O vice-presidente da Câmara do Sardoal, Miguel Borges, assegurou por sua vez à Lusa que o acordo com a ANPC se mantém “válido” e disse prever que um destacamento daquela força ficasse no concelho, nomeadamente ”na altura de maior risco de incêndios”.
O autarca defendeu, no entanto a necessidade de “reavaliação” do protocolo assinado em 2008, nomeadamente a “relação custo-benefício” do investimento a efectuar na requalificação da antiga escola de Andreus, avaliado em cerca de 500 mil euros, para ali instalar a FEB.
“A questão é pacífica”, vincou hoje o secretário de Estado, tendo afirmado que a ANPC chegou a um “consenso” com a autarquia para “redefinir um investimento que seja mais adequado” à actual conjuntura financeira e económica do país.
“O investimento inicialmente previsto era muito elevado mas vamos encontrar outra solução porque os bombeiros ‘canarinhos’ são para manter em Sardoal e dar cobertura a toda esta região”, sublinhou.
Vasco Franco anunciou que até ao início da Fase Charlie, no dia 01 de Julho, serão entregues 46 novas viaturas de combate de um total de 95 que estarão este ano a operar no território nacional, representando um investimento global de 12 milhões de euros, 30 por cento dos quais suportados pelos governos civis.
Segundo aquele responsável, as diminuições verificadas este ano ao nível do dispositivo aéreo e terrestre são “ligeiras” e o aumento da sua eficácia vai permitir a manutenção da operacionalidade.
*Lusa
------------------------------------------------------------------------------------