sexta-feira, 6 de maio de 2011

Economia

Coruche aposta na realização da terceira edição da "Feira Internacional da Cortiça"
A Ficor, Feira Internacional da Cortiça, que se realiza de 27 de Maio a 01 de Junho, em Coruche, aposta, nesta terceira edição, na inovação e no envolvimento dos mais jovens.
Dionísio Mendes, presidente da câmara municipal de Coruche, disse à agência Lusa que o certame se tem vindo a afirmar pelo seu papel de promoção do sector e pela maior visibilidade que dá a um produto nacional de qualidade.
A Plataforma de Transacção da Cortiça, lançada na edição de 2010 da Ficor, tem vindo a contribuir para a “fixação do preço e a valorização” de um produto que tem assistido a um crescimento das vendas, sobretudo de rolhas, afirmou.
Segundo disse, as exportações de cortiça subiram 11 por cento nos primeiros dois meses do ano, comparativamente ao período homólogo de 2010, esperando-se uma subida dos preços da cortiça na campanha que se inicia em Junho.
Dionísio Mendes disse ainda à Lusa que o certame terá este ano mais dias, terminando a 01 de junho, Dia da Criança e Dia Nacional do Sobreiro, dando “grande ênfase” às visitas de escolas, com envolvimento dos jovens e crianças em programas e actividades ligadas ao sobreiro e à cortiça.
Por outro lado, a feira prossegue o objectivo de divulgar outros usos da cortiça para além do que tem representado a sua “mais valia”, a rolha, dando evidência ao uso da cortiça na moda, no design, nas artes, na construção civil, adiantou.
A Ficor receberá este ano a visita de 12 eurodeputados da Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Parlamento Europeu e de algumas dezenas de quadros da embaixada dos Estados Unidos em Lisboa, que, além da feira, visitarão o Observatório do Sobreiro e da Cortiça.
Tendo em conta que 2011 foi declarado pela ONU Ano Internacional das Florestas, este será o tema dominante do certame, que aliará a promoção do sector à divulgação das boas práticas ambientais e sustentabilidade ecológica garantida pela exploração do montado.
----------------------------------------------------------------------------------------------------