quarta-feira, 11 de maio de 2011

Eventos

Constância: Festa do Património e do Associativismo integra Dia Internacional dos Museus
Integrada nas comemorações do Dia Internacional dos Museus, no próximo domingo, dia 15 de Maio, das 15h00 às 19h00, Santa Margarida da Coutada vai acolher a Festa do Património e do Associativismo, uma iniciativa que terá lugar no Parque Ambiental de Santa Margarida.
Aliando-se ao tema de 2011 do Dia Internacional dos Museus – Museu e Memória – a actividade promovida pelo Município e pelas Associações/Entidades e Juntas de Freguesia do Concelho, incluirá os seguintes eventos: música, jogos tradicionais, exposições, gastronomia, ginástica e muita animação.
Além desta iniciativa de dia 15 de Maio, e também integrado nas comemorações do Dia Internacional dos Museus, o município dinamiza, de 16 a 20 de Maio, actividades pedagógicas (destinadas às escolas do concelho) no Jardim do Museu dos Rios e das Artes Marítimas. No dia 18 de Maio – Dia Internacional do Museus – o público em geral poderá visitar gratuitamente o Museu dos Rios e das Artes Marítimas, o Centro Ciência Viva de Constância e o Jardim-Horto de Camões.
As comemorações dinamizadas no Concelho de Constância, no âmbito do Dia Internacional dos Museus serão momentos de partilha de saberes, experiências e memórias, durante os quais se vai construindo uma espécie de museu, ou seja, um enriquecimento de cada participante que, ao seu património, irá juntando o que aprende com o outro.
Recorde-se que desde 1977 que o Comité Internacional de Museus (geralmente designado por ICOM) convida a que, em todo o mundo (por volta do dia 18 de Maio) os museus realizem actividades especiais, independentemente de se tratar de museus clássicos ou daqueles que se integram num conceito mais moderno, a que se dá o nome de nova museologia.
-------------------------------------------------------------------------