quarta-feira, 18 de maio de 2011

Economia

Chuvas intensas que caíram na região ribatejana podem comprometer produções hortofrutícolas
A chuva intensa que caiu na terça-feira deixou vários hectares de terrenos agrícolas submersos, situação que o Director geral da Torriba, Organização de Produtores Hortofrutícolas, disse hoje à agência Lusa poder comprometer a produção.
Gonçalo Escudeiro afirmou à Lusa que os campos no Ribatejo estão completamente alagados, tendo coberto as culturas de tomate, melão, pimento, batata, cenoura e outros hortícolas, comprometendo ainda a instalação em falta das culturas de primavera.
Segundo a mesma fonte muitos dos produtores estão a 50, 60 por cento da instalação e pensam desistir, o que, a acontecer, afectará toda a fileira, já que a produção ficará aquém do que é esperado pelo sector agro-alimentar.
 “Com o regresso do sol, as culturas até podem recuperar, mas a produção nunca será a mesma”, alertou.
Prevendo que as produções este ano vão ser baixas, Gonçalo Escudeiro sublinhou que “os produtores já trabalham com margens diminutas, que não contemplam situações como esta”.
 “Estou muito apreensivo, pois toda a actividade hortícola está muito comprometida”, afirmou, sublinhando a situação de excepção de ver os campos do Ribatejo com cheia em Maio, ainda por cima depois de um inverno muito chuvoso, que deixou os solos saturados.
---------------------------------------------------------------------------------