quinta-feira, 26 de maio de 2011

Certames

Alcanena acolhe este fim-de-semana primeira edição da “Expopele”
Alcanena promove, pela primeira vez este fim de semana a Expopele.Iniciativa que se insere na estratégia da criação da marca “Capital da Pele” e que quer mostrar a “excelência e a inovação” do sector.
“Alcanena tem sido conhecida e divulgada por aspectos menos positivos (os problemas ambientais provocados pela indústria de curtumes). Esta é uma oportunidade para valorizar a importância económica do concelho, dando-lhe visibilidade, porque produz matéria-prima de excelência”, disse à agência Lusa a presidente da câmara municipal de Alcanena.
Fernanda Asseiceira, decidiu agarrar uma proposta da Associação Comercial e Industrial da região (ACIS) e transformá-la numa iniciativa que ajude à criação de uma imagem de marca do concelho, associando-o ao produto que leva o seu nome aos grandes mercados da moda mundiais.
A Expopele, que vai decorrer no pavilhão multiusos de Alcanena, vai ter patente, não só amostras de pele, mas também produtos acabados dos sectores do vestuário, calçado, automóvel, acessórios, com algumas peças “famosas”, como uma sela usada em filmes produzidos em Hollywood ou sapatos usados por actores na noite dos Óscares.
“Esta é até uma forma de informar o próprio concelho e a região sobre um valor que aqui existe e que desconhecem. Daqui saem peles para marcas de luxo em todo o Mundo”, disse Fernanda Asseiceira, realçando que 90 por cento da produção nacional de pele se faz em Alcanena.
A autarca disse ainda, que o sector atravessou uma crise, mas as empresas que inovaram, aliando a qualidade à excelência e relacionando-se com mercados bem seleccionados, conseguiram manter-se.
O certame vai contar com a presença de mais de 40 expositores relacionados com a transformação e comercialização de peles.
No concelho de Alcanena concentram-se 54 das 67 empresas produtoras de peles no país, indústria que gera um volume de negócios anual da ordem dos 200 milhões de euros, exportando directamente 34 por cento da sua produção.
*Lusa
----------------------------------------------------------------------------