terça-feira, 17 de maio de 2011

Empresas

“Águas do Ribatejo” assegura que toda a água fornecida é própria para consumo
A empresa intermunicipal Águas do Ribatejo assegurou hoje que toda a água que fornece é própria para consumo, atribuindo a cor escura e o mau sabor sentido em algumas zonas à presença de manganês libertado na limpeza de condutas.
Nelson Lopes, porta voz da empresa, disse hoje à agência Lusa que a Águas do Ribatejo têm recebido reclamações de consumidores de Foros de Salvaterra, que chegaram mesmo a levar amostras de água para análise, mas assegurou que a situação era previsível, tem ocorrido sempre que há limpeza de condutas, e consta das advertências nos comunicados emitidos à população.
O aspecto da água deve-se à presença de manganês (um metal da família do magnésio), que se liberta das paredes das condutas de fibrocimento, onde se fixou em película, devido à limpeza que é efectuada, afirmou.
Sublinhando que a empresa tem em curso, desde há três semanas, uma operação de limpeza e higienização de condutas “como nunca foi feito antes”, Nelson Lopes afirmou que, depois dessas intervenções, a água apresenta uma cor escura e a presença de pequenos grãos.
A recomendação da empresa é que os consumidores deixem correr a água até ela voltar a apresentar-se transparente.
Num aviso publicado no seu site, a empresa avisa que vai limpar, ao longo desta semana, os reservatórios e redes nos concelhos de Salvaterra de Magos e Coruche, intervenção que “obriga a alguns cortes e constrangimentos”.
 “A Águas do Ribatejo alerta que a utilização da água imediatamente após a reposição do abastecimento pode causar danos na rede predial e nas máquinas e equipamentos domésticos e industriais, pelos quais não nos responsabilizamos”, lê-se no aviso.
Por outro lado, adverte que a água só deve ser consumida “depois de retomada a normalidade no abastecimento, quando a água apresentar uma cor transparente”.
Segundo Nelson Lopes, a empresa tem publicados no seu site os resultados das análises e está em contacto com as autoridades de saúde, que acompanham o processo, atestando que não existe qualquer risco para a saúde.
A situação só poderá ficar totalmente ultrapassada quando a empresa puder substituir as condutas de fibrocimento, frisou.
A empresa Águas do Ribatejo foi criada para gerir os sistemas de água e saneamento dos municípios de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche e Salvaterra de Magos.
---------------------------------------------------------------------------------