segunda-feira, 16 de maio de 2011

Economia

Fábrica da Mitsubishi no Tramagal suspende laboração por atraso de entrega de componentes japoneses
A produção na fábrica da Mitsubishi no Tramagal inicia hoje uma suspensão de duas semanas devido ao atraso de entrega de componentes japoneses decorrente do sismo ocorrido em Março naquele país.
A fábrica, única na Europa a produzir o modelo Canter exportando-o para 32 países do continente e ainda para Israel, vê-se obrigada a suspender a produção a partir de hoje, segunda feira, tendo a sua administração informado os trabalhadores da empresa que a paragem de produção decorrerá entre os dias 16 e 27 de Maio.
Jorge Rosa, administrador da fábrica da Mitsubishi Fuso Truck Europe (MFTE) instalada em Tramagal, Abrantes, disse à agência Lusa que o sismo ocorrido no Japão teve como consequência directa o ”atraso na chegada de componentes e consequente rearranjo do planeamento da produção, incluindo a paragem em alguns períodos”.
Durante este período, os trabalhadores vão gozar "férias parciais", durante uma das duas semanas de paragem, estando também prevista a recuperação do atraso de produção através do regime de trabalho suplementar, no âmbito das condições do acordo para bolsa de horas em vigor para 2011.
José Madeira, do Sindicato das Indústrias Transformadoras, Energias e Ambiente, afirmou à Lusa que os trabalhadores estão “tranquilos”, não temendo eventuais despedimentos, referindo que a presente situação é “pontual” e com origem em razões circunstanciais.
 “Estamos dependentes dos componentes que chegam do Japão para uma normal produção”, explicou, tendo afirmado que a produção na fábrica do Tramagal vai aumentar a partir de Junho.
 “Não só iremos recuperar o atraso na produção, através do acordo para bolsa de horas assinado para este ano, como já temos cinco sábados de trabalho suplementar e mais seis horas extraordinárias para os meses de Junho e Julho, para fazer face ao número de encomendas”, afirmou aquele dirigente.
Com cerca de 350 colaboradores e um volume de facturação global em 2010 de 130 milhões de euros, o administrador da MFTE reafirmou à Lusa a aposta de investimento na fábrica do Tramagal para iniciar ainda este ano a produção do sucedâneo do atual modelo da Canter.
 “O lançamento de novo modelo está a decorrer de acordo com o planeamento inicial em todas as suas vertentes”, assegurou, tendo vincado que “novos mercados estão no horizonte” da MFTE, nomeadamente com o alargamento da sua exportação para os países do Golfo e Norte de África.
O investimento na ordem dos 20 milhões de euros realizado nos últimos dois anos vai permitir a preparação para os novos desafios em termos de capacidade e recursos, melhorar as soluções logísticas em termos operacionais e de custos e apresenta o objectivo de duplicar a produção da MFTE e o número de postos de trabalho até 2014.
*Lusa
.......................................................................................................