quarta-feira, 5 de maio de 2010

Autarquias


Câmara de Torres Novas recebeu empresários romenos
No âmbito de um protocolo entre a Câmara de Comércio e Indústria de Valcea (Roménia) e o Nersant, uma comitiva de empresários romenos está de visita a Torres Novas. O objectivo é o desenvolvimento de iniciativas conjuntas para reforçar relações comerciais entre empresas das regiões de Valcea e Santarém.
O presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, António Rodrigues, recebeu esta manhã este grupo na Sala de Sessões dos Paços de Concelho. Na ocasião, manifestou a sua satisfação pelo que considera serem os primeiros passos de uma relação que será de grande importância para o futuro. «Não há política vencedora sem uma ligação com os empresários na sua base. São eles o primeiro factor de desenvolvimento de qualquer país. Empresários dinâmicos fazem uma terra mais rica», referiu.
António Rodrigues acrescentou ainda: «A Roménia é um país fantástico, que vai ter um peso tremendo no contexto da União Europeia». Tem grandes potencialidades e é, e será, cada vez mais atractivo.», sublinhou o edil.
Comparando a actualidade romena com a história de Portugal há cerca de 20 anos, no início da adesão à Comunidade Europeia e consequente princípio de gestão de fundos comunitários, o Presidente da Câmara destacou a importância de os romenos acreditarem no futuro, em tudo aquilo que pode ser feito, até com base no conhecimento português. «Neste mundo cada vez mais globalizado, onde as distâncias não existem, quero acreditar que estamos ‘condenados’ a nos entendermos e a trocarmos experiências», referiu concluindo: «Empresários da Roménia, isoladamente ou em parceria com empresários torrejanos, que queiram investir em Torres Novas são muito bem-vindos».
Em representação do Nersant, o Eng. Mário Correia apontou Torres Novas como uma autarquia que soube aproveitar as sinergias da União Europeia, sendo um exemplo da região e até do país.
Valentin Cismaru, Presidente da Câmara do Comércio e Indústria de Valcea, agradeceu a amabilidade da recepção, afirmando que a Roménia está a começar agora a receber apoios comunitários, pelo que o exemplo de Torres Novas é de extrema utilidade. Nesta medida, destacou a necessidade de parcerias entre os sectores público e privado como uma alavanca para o desenvolvimento do seu país.
-----------------------------------------------------------------