quinta-feira, 1 de julho de 2010

Sociedade


Director de Redes da EDP anuncia registo de centenas de furtos a equipamentos e rede eléctrica na região de Santarém
O Governo Civil de Santarém, promoveu esta terça-feira, dia 29 de Junho, um Seminário sobre a “Segurança no Meio Rural”, com o objectivo de abordar uma preocupação que se tem vindo a acentuar nos últimos anos, o roubo, em particular, do cobre e de transformadores, de instalações eléctricas da EDP e dos Agricultores.
Fernando José Pais Rocha, Director de Redes e Clientes Tejo, da EDP Distribuição, disse que, “entre 2009 e 2010, foram já registados 350 incidentes com furtos na região de Santarém, que deram origem a queixas-crime”.
A Governadora Civil, Sónia Sanfona, promotora da iniciativa, mostrou-se disponível para apoiar, uma eventual petição dos agricultores e de outros lesados, para que o assunto possa ser discutido na Assembleia da Republica, apesar de assegurar que as preocupações de falta de segurança no Meio Rural, os prejuízos dos últimos anos, as sugestões deixadas no encontro e as respectivas conclusões, vão chegar às entidades de segurança e politicas.
Diz o Governo Civil em comunicado, que a discussão foi bastante importante e oportuna, apesar do problema persistir há cerca de oito anos, tendo contado com a presença dos principais agentes, o que contribuiu para a melhor percepção do problema.
Participaram no primeiro painel sobre “Segurança no Meio Rural, Pessoas & Bens”, o Director Regional de Agricultura, Nuno Russo, Mário Antunes, da Associação de Agricultores, Agrotejo, da EDP, Pais Rocha, da PSP o Comandante Luis Simões, da GNR o Major Nunes, e Veiga Maltez pela Comunidade Urbana da Lezíria do Tejo.
Sobre a “Justiça em Meio Rural”, a discussão foi moderada por Paula Lúcia, das Escola Superior Agrária de Santarém, e contou como intervenientes, o Juiz Presidente do Tribunal de Santarém, António Gaspar e o Director de Finanças de Santarém, Isaac de Carvalho.
O seminário foi aberto pela Governadora, que justificou o tema, depois de ter vindo a conhecer a dimensão do fenómeno na região, sendo que a maior expressão do roubo de cobre, regista-se no distrito.
Depois de também ter apresentado as conclusões, coube ao Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Rui Barreiro, encerrar o seminário fazendo uma reflexão associada à desertificação humana, exposição dos idosos no Meio Rural, e da criminalidade em geral, defendendo que “as soluções devem ser encontradas pelos actores locais em conjunto com diversos Ministérios, da Agricultura, da Justiça e Administração Interna, em articulação”.
Quanto à possível alteração da legislação, sugere acção prática e mais capacidade de actuação das entidades envolvidas.
--------------------------------------------------------------