terça-feira, 25 de outubro de 2011

Tecnologia

Abrantes desenvolve projecto de produção de biometano
Cinco cidades europeias, entre elas Abrantes, estão a desenvolver um projecto de produção de biometano a partir de resíduos sólidos urbanos e de utilização do gás resultante para alimentar a rede de gás natural.
O projeto Urbanbiogas teve início no passado mês de Maio e foi hoje apresentado em Abrantes, no âmbito do programa Energia Inteligente para a Europa. O objectivo é preparar cinco cidades piloto europeias (Zagreb, na Croácia, Rzeszów, na Polónia, Graz, na Áustria, e Valmiera, na Letónia, além de Abrantes) para a produção de biogás a partir de resíduos sólidos urbanos.
Os responsáveis pelo programa, representantes das várias cidades, explicaram que o biogás resultante do desenvolvimento de novas tecnologias de valorização energética de resíduos urbanos vai permitir apresentar "preços competitivos dentro de dois anos" e poderá ser utilizado como combustível para transportes e para alimentar a rede de gás natural.
Com o objectivo de "integrar a produção de biometano no mercado da energia" e "cativar outras regiões para a produção deste vector energético renovável", os responsáveis pelo projecto afirmaram pretender "contribuir" para que no ano 2020 cerca de 70 por cento dos actuais resíduos orgânicos urbanos inexplorados tenham valorização energética.
A estimativa de investimento nas cinco cidades piloto é de 17 milhões de euros, tendo os mentores da iniciativa afirmado esperar, numa fase pós-projeto, por uma "segunda vaga de pelo menos mais 15 cidades europeias" que adiram ao conceito e à expansão de soluções avançadas de valorização energética de resíduos.
-------------------------------------------------------------------------