terça-feira, 18 de outubro de 2011

Economia

Abrantes: Tecnopólo do Vale do Tejo atribui prémios a empreendedorismo feminino
Diminuir as assimetrias entre mulheres e homens relativamente ao empreendedorismo é o objectivo do Tecnopólo do Vale do Tejo ao atribuir hoje prémios pecuniários a três mulheres para consolidarem as suas estratégias empresariais.
O protocolo de apoio ao empreendedorismo, associativismo e criação de redes empresariais de actividades económicas geridas por mulheres, desenvolvido no âmbito do Programa Operacional do Potencial Humano (POPH), seleccionou em Abrantes 12 projectos empresariais dos quais três foram contemplados com um prémio pecuniário de 5 820 euros cada, após a conclusão do processo formativo.
Um processo que "vai continuar" e que corresponde a uma aposta num grupo que "continua a ter dificuldades acrescidas na criação do próprio emprego", segundo observou a presidente da direcção da Tagusvalley - Tecnopólo do Vale do Tejo, Maria do Céu Albuquerque.
Em declarações à agência Lusa, a também presidente da Câmara sublinhou a necessidade de criar sistemas que favoreçam o empreendedorismo feminino ao nível social e empresarial e o desenvolvimento de projectos para mulheres, apoiando-as a expandir os seus próprios negócios e a criar empresas.
"O país precisa de todos para o aumento de riqueza, da sua capacidade produtiva, da sua modernização e também para a plena realização pessoal e profissional das mulheres", observou, tendo acrescentado que estes projectos constituem um "impulso absolutamente extraordinário tendo em vista o objectivo de constituirmos uma sociedade mais justa, mais igual e mais competitiva".
Maria do Céu Albuquerque disse ainda que o projecto pretende apoiar e incentivar a efectiva criação de empresas geridas por mulheres, através de consultadoria especializada e na criação da empresa, além de fomentar a fixação e o retorno de jovens qualificadas ao território local.
-----------------------------------------------------------------------