sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Autarquias

Autarquia de Abrantes manifesta preocupação pelo encerramento do posto dos CTT no Tramagal
A Câmara de Abrantes manifestou hoje a sua preocupação relativamente ao fecho de estações de correio em algumas freguesias do concelho, fazendo um apelo ao "bom senso e razoabilidade" à administração dos CTT.
Numa moção aprovada por unanimidade, a autarquia afirma entender que os correios são um serviço público de proximidade essencial para as populações e, em alguns casos, como em Tramagal, onde a população se manifestou recentemente contra o encerramento da estação de correio, também para as empresas.
"A Câmara de Abrantes testemunha a sua preocupação relativamente à intenção de encerramento de outras estações e não pode deixar de apelar ao bom senso e razoabilidade dos CTT para com as populações servidas", pode ler-se no documento.
"Qualquer outra solução organizacional deverá ser resultante do necessário e imprescindível diálogo com as populações locais, através dos seus representantes institucionais, câmara municipal e juntas de freguesia", defendem os autarcas.
A Câmara de Abrantes lamenta ainda que a intenção da administração dos CTT de encerrar a estação de Tramagal tenha sido "projectada sem informação e diálogo" com os órgãos do município.
A autarquia de maioria socialista acrescenta ainda ter sido informada da situação através de algumas iniciativas de protesto que partiram da sociedade civil, tendo-se "solidarizado de imediato" com a comunidade tramagalense, bem como com a junta, nas acções que se seguiram.
Na moção pode ler-se que, "pese embora os CTT tenham afirmado que a opção por um parceiro particular não altera o acesso da população aos correios, entende a câmara que tal só é minimamente admissível se houver a máxima garantia de que todas as relações de cliente/prestador de serviço não perdem em termos de confidencialidade, qualidade do serviço prestado, logística, segurança e eficiência".
A autarquia afirma que, "em alguns casos conhecidos de transferência dos serviços para outras entidades, como por exemplo para as juntas de freguesia, as questões de segurança não são totalmente asseguradas".
No final de Setembro, os CTT - Correios de Portugal anunciaram a suspensão do encerramento da estação em Tramagal após a população ter protestado com a recolha de cerca de 1.600 assinaturas.
O presidente da Junta de Freguesia de Tramagal, Vítor Cardoso, disse à Lusa que o processo "foi conduzido à revelia" da comunidade, tendo acrescentado que a população teve o "mérito de sair à rua e protestar”.
Em declarações à Lusa, fonte dos CTT confirmou a suspensão do encerramento da estação de Tramagal por "questões burocráticas", reafirmando a intenção de fechar aquela estação e abrir um posto" na vila.
"O processo fica suspenso e vamos procurar encontrar uma solução que satisfaça as partes envolvidas, CTT, junta de freguesia e população", assegurou.
-----------------------------------------------------------------------------------------