terça-feira, 4 de outubro de 2011

Sociedade

Autarquia de Mação lança programa de apoio a idosos
Prolongar a permanência dos idosos nas suas casas proporcionando-lhes maior conforto e condições de habitabilidade é o objectivo do programa "Conforto Habitacional para Pessoas Idosas", lançado esta semana pela autarquia de Mação.
O programa destina-se à população residente com idade igual ou superior a 65 anos e insere-se numa medida de combate à pobreza e exclusão social visando a qualificação habitacional de pessoas idosas, pela crescente existência de habitações sem o mínimo de condições e que leva à institucionalização das mesmas.
Em declarações à agência Lusa, o vice presidente da Câmara de Mação, Vasco Estrela, disse que o programa abrange, "numa primeira fase", 10 habitações de pessoas idosas, o que implicará um investimento de 35 mil euros em pequenas obras e equipamentos que assegurem a autonomia dos mais idosos e desfavorecidos, como escadas, corrimões ou rampas de acesso para cadeiras de rodas.
"O objectivo passa por prolongar a permanência dos idosos nas suas casas proporcionando-lhes o maior conforto e condições de habitabilidade, através da promoção de uma intervenção a realizar ao nível do edificado e ao nível do equipamento", disse Vasco Estrela.
Segundo acrescentou, a ideia é "evitar ao máximo que pessoas ainda detentoras de um grau satisfatório de autonomia sejam encaminhadas para instituições de solidariedade social".
As candidaturas para este programa estão abertas no serviço de acção social da autarquia até 04 de Novembro.
---------------------------------------------------------------------------------