quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Cultura

Escritor Alves Redol vai ser evocado em Santarém
O escritor Alves Redol vai ser evocado no próximo dia 04 de Novembro, em Santarém, numa sessão organizada pelos promotores da candidatura avieira a património imaterial nacional e da UNESCO.
A evocação, que assinala o centenário do nascimento do autor do romance neorrealista “Avieiros”, dá início a um conjunto de iniciativas apresentadas hoje em conferência de imprensa e que se vão realizar até ao final de 2012.
A sessão evocativa, promovida pelo Instituto Politécnico de Santarém, pelas câmaras municipais de Santarém e Vila Franca de Xira, pelo Museu do Neorrealismo, pela Associação Promotora do Museu do Neorrealismo e pela editora Caminho/Leya, inclui o lançamento da 12.ª edição dos “Avieiros”.
O projecto avieiro procura resgatar do esquecimento e recuperar os vestígios da cultura deixada à beira rio pelos pescadores que, no início do século XX, migraram da zona de Vieira de Leiria, tendo vindo a desenvolver um conjunto de trabalhos académicos e de reabilitação das aldeias palafíticas que persistem, essencialmente junto ao Tejo.
--------------------------------------------------------------------