quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Cultura

Festival "Materiais Diversos" arranca esta sexta-feira
O Festival Materiais Diversos volta este ano a lançar, a partir de Minde (Alcanena), "um grito no topo da serra", apesar de ter sido obrigado a "condensar" um programa que tem levado ao interior estreias nacionais e internacionais.
Sylphides, de Cecilia Bengolea e François Chaignaud, que abre, sexta-feira, a terceira edição do Festival Materiais Diversos, será este ano a única estreia internacional num evento que decorre durante 10 dias (até dia 30) em Minde, Alcanena e Torres Novas.
Tiago Guedes, director artístico do festival, disse à agência Lusa que as duas primeiras edições ajudaram a consolidar o Materiais Diversos, permitindo que, “num ano atípico, de imensos cortes e abanões a todos os níveis”, este se tenha conseguido manter.
“Fizemos uma reestruturação, mas como tivemos duas edições em que efectivamente as pessoas ficaram conectadas com ele afectivamente, porque a população participa e apoia muito o evento”, o festival mantém-se, afirmou.
Do trabalho de interação com a comunidade de uma das artistas residentes, surgiu “A Viagem”, uma criação da coreógrafa Filipa Francisco que junta bailarinos de dança contemporânea e bailadores do rancho folclórico “Os Camponeses” de Riachos, que sobe ao palco sábado, no Teatro Virgínia, em Torres Novas.
“O meu nome é Georgeanne” é outro espectáculo (agendado para dia 26) que envolve a comunidade, tendo o coreógrafo Miguel Pereira desafiado uma actriz do grupo de teatro amador de Minde “Boca de Cena” para um trabalho “acerca de como é que as memórias individuais entram no processo de ser actriz de teatro amador”, disse Tiago Guedes à Lusa.
O festival abre-se este ano a outras formas de expressão, tendo patente, em Minde, uma instalação do artista plástico Daniel Nave sobre o Parque Natural da Serra d’Aire e Candeeiros, e previstas sessões de cinema comentadas pelo artista que escolheu o filme.
A actuação de Lula Pena, em Minde, no último dia do festival, é outra das novidades do Materiais Diversos.
O Festival conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República, tem financiamento da Secretaria de Estado da Cultura, da autarquia e da Entidade Regional de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo, além de numerosas parcerias e apoios.
----------------------------------------------------------------------------------------------