quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Autarquias

Câmara de Santarém atribui medalha de ouro a personalidades
A câmara de Santarém entregou a medalha de ouro do município a quatro personalidades - Henrique de Barros e José Niza, ambos a título póstumo, Rui Nabeiro e Luís Fleury Filho - e a de prata a Elísio Summavielle.
As condecorações foram entregues na quarta-feira, ao final do dia, numa cerimónia que assinalou o centésimo aniversário da primeira Constituição da República Portuguesa.
A distinção atribuída a Henrique de Barros foi justificada pela “dedicação, empenho e defesa intransigente dos valores da liberdade” e pela sua ligação “indissolúvel” à Constituição Republicana de 1976, “contribuindo significativamente para a construção do Portugal Democrático e Livre, que Santarém muito reconhecidamente respeita e se orgulha”.
José Niza foi distinguido pelo seu “carácter afável e fraterno”, pelo “testemunho de uma vida entregue às causas da liberdade, da democracia e da cultura, sempre de forma impolutamente cívica e apta a granjear o reconhecimento de companheiros e adversários políticos” e pelos “relevantes contributos em importantes funções públicas”.
Já a medalha atribuída a Rui Nabeiro representa o reconhecimento pela “generosidade e grandeza” dos feitos beneméritos do empresário de 80 anos de idade e 50 de “actividade industrial e comercial”, que frequentemente tem apoiado diversas iniciativas no concelho.
A Luís António Fleury Filho, ex-governador do Estado brasileiro de S. Paulo, foi entregue a medalha de ouro do município pelo “empenho e dedicação extrema” que emprestou ao projecto de criação de um polo equino nacional em Santarém, que “vai contribuir significativamente para o desenvolvimento e engrandecimento da cidade e concelho”.
Elísio Summavielle foi distinguido com a medalha de prata do município por, enquanto presidente do Instituto de Gestão do Património Arquitetónico e Arqueológico (IGESPAR), ter dado “apoio incondicional aos trabalhos de beneficiação e recuperação do Convento de São Francisco” e pelo protocolo que permitiu a passagem deste monumento para a gestão da autarquia e pela implementação, enquanto secretário de Estado da Cultura, da Rota das Catedrais em Santarém.
---------------------------------------------------------------------------------------------------