sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Certames

Abrantes acolhe X Feira Nacional de Doçaria Tradicional
A divulgação de doces tradicionais e conventuais de todo o país é o objectivo que leva 40 doceiros a participar na X Feira Nacional de Doçaria Tradicional, que se realizará na próxima semana em Abrantes.
O certame, organizado pela Tagus - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior em parceira com a Câmara Municipal de Abrantes, pretende constituir-se como "um desfile da doçaria tradicional do país, com a presença das tigeladas, da palha de Abrantes, das broas de mel e bolos lêvedos, mas também com as geleias, as compotas e as bebidas licorosas".
A feira vai realizar-se nas ruas do centro histórico de Abrantes entre os dias 28 e 30 de Outubro, implica um investimento de 40 mil euros e apresenta este ano um acréscimo na ordem dos 25% no número de doceiros representados.
Pedro Saraiva, técnico coordenador da Tagus, disse à Lusa que a edição deste ano "é a maior" em termos de participações confirmadas, admitindo existir a expectativa de acolher "entre cinco a seis mil visitantes" nesta mostra dos doces mais representativos do país.
"É uma oportunidade para se ficar a conhecer alguns dos segredos mais bem guardados de conventos e mosteiros de Portugal", acrescentou aquele responsável, adiantando que os aromas a canela e erva-doce vão começar a pairar no ar do antigo mercado diário de Abrantes a partir deste fim de semana.
"O Mercado de Doces Tradicionais marca o pré arranque da Feira Nacional e surge no sentido de começar a mobilizar as pessoas da região para o grande evento do fim de semana principal através de uma feira de filhoses, ferraduras, broas, bolos de noivos, cavacas, sonhos e bolos cozidos à porta do forno", entre outros.
Com esta actividade a organização pretende lembrar e valorizar a doçaria tradicional que é confeccionada nas aldeias do concelho de Abrantes e que faz parte da sua identidade.
A Feira Nacional de Doçaria, que se realiza desde 2002, contará na edição deste ano com uma "nova reorganização do espaço, no sentido de proporcionar mais momentos de convívio e lazer aos visitantes", explicou Pedro Saraiva, acrescentando que "haverá música, dança e teatro e outros espectáculos dedicados a miúdos e graúdos".
Outra das novidades é da responsabilidade dos estudantes de 30 escolas do pré-escolar e 1.º ciclo do concelho, a quem a Tagus "desafiou" para fazer bonecos e espantalhos alusivos ao personagem ‘Palhinhas', "uma figura de animação que pretende remeter para o doce mais representativo" do concelho, a palha de Abrantes, e "familiarizar os jovens com a sua própria história".
Os visitantes da X Feira Nacional de Doçaria Tradicional elegerão o melhor stand em exposição, habilitando-se a vales de compras a efectuar nas lojas do centro histórico que aderiram ao certame decorando as suas montras com motivos ligados à doçaria tradicional.
---------------------------------------------------------------------------------