terça-feira, 4 de outubro de 2011

Cultura

Terceira edição do Festival Materiais Diversos arranca dia 21 com estreia mundial do espectáculo de dança “Sylphides”
A estreia mundial do espectáculo de dança "Sylphides", de Cecilia Bengolea e François Chaignaud, abre no dia 21 a terceira edição do Festival Materiais Diversos, que durante 10 dias apresentará 12 propostas artísticas em Minde, Alcanena e Torres Novas.
Além desta estreia, Tiago Guedes, director artístico do festival, realçou no dossier de imprensa o alargamento da programação, que se tem centrado nos espectáculos de dança, teatro e música, a novas áreas artísticas, como a instalação e o cinema, além de encontros e conversas diárias entre artistas e público.
“A edição de 2011 é mais compacta e mais centrada nos trabalhos, nas escolhas e nas palavras dos artistas”, afirma Tiago Guedes, lembrando que “num momento de contenção de custos, os projectos foram seleccionados criteriosamente”, dando prioridade “a artistas que actualmente estão em intensa actividade criativa”.
Entre os espectáculos agendados, que vão decorrer em vários locais da vila de Minde, no Cine Teatro S. Pedro, em Alcanena, e no Teatro Virgínia, em Torres Novas, contam-se, além do espectáculo dos dois coreógrafos franceses, o trabalho que está a ser desenvolvido por Martim Pedroso, que “mergulha no universo de Raul Brandão para fazer uma crítica social acutilante”.
Marlene Freitas “continua a sua pesquisa coreográfica repetitiva e de transe”, Isabel Minhós Martins, Bernardo Carvalho e Suzana Branco “deliciam jovens e adultos com uma história do teatro ilustrada interactivamente”, Miguel Pereira “abre o baú das memórias da população local”.
Entre os espectáculos programados está ainda a estreia de um novo dueto de Elizabete Francisca e Teresa Silva, um concerto “magnífico” de Lula Pena em Minde e o resultado do trabalho que a coreógrafa Filipa Francisco está a desenvolver com o rancho folclórico “Os Camponeses”, de Riachos.
Paralelamente, o festival promove encontros, como uma “mesa retangular” de discussão para programadores e criadores, sobre o tema “Programar em Tempo de Crise – novos paradigmas nas relações entre programadores e artistas” (dia 27), “chás às 5”, que “aconchegam conversas com os artistas do festival”, e terá actuações de DJ.
A Associação Materiais Diversos lançou ainda o desafio ao agrupamento de escolas do concelho de Alcanena para pôr os alunos a fazerem sacos oficiais do festival “personalizados”.
Lançou ainda a “Fábrica de Ideias para espaços desactivados” em Minde, uma “oportunidade” para a valorização do património local e industrial, com a promessa de as duas propostas vencedoras, de “novos conceitos artísticos”, virem a integrar o programa de 2012.
Tiago Guedes destaca o facto de, após duas edições, o festival ter trazido a esta região 37 espectáculos, num total de 45 criadores nas áreas da dança, do teatro e da música, tendo acolhido sete estreias internacionais e seis nacionais.
“Alcançou taxas de ocupação de público na ordem dos 85%, trouxe programadores nacionais e estrangeiros, envolveu a comunidade local e contribuiu solidamente para a economia do concelho de Alcanena”, frisa.
O Festival Materiais Diversos conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República, tem financiamento da Secretaria de Estado da Cultura, da autarquia e da Entidade Regional de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo, além de numerosas parcerias e apoios.
--------------------------------------------------------------------------------------------