quarta-feira, 9 de março de 2011

Trânsito

Ponte D. Luís em Santarém reabre ao trânsito no dia vinte de Março
A Estradas de Portugal (EP) anunciou hoje que a centenária ponte D. Luís, em Santarém, reabre ao trânsito no próximo dia 20, embora ainda com tráfego condicionado até à conclusão da obra, prevista até ao final do mês de Abril.
Em comunicado, a empresa sublinha que a obra ficará concluída no prazo inicialmente estabelecido, de três meses, possibilitando a “total utilização” da ponte “na época do ano em que a actividade agrícola aumenta substancialmente e se inicia o período de colheitas”.
A obra, iniciada em 20 de Dezembro último, visa a pavimentação, substituição das juntas de dilatação e colocação de iluminação pública e decorativa na ponte, inserida na estrada nacional 114, na ligação entre Santarém e Almeirim.
A partir de 20 de Março, a circulação poderá ter de se fazer de forma alternada “sempre que necessário” e até à conclusão definitiva da obra, acrescenta.
A travessia do Tejo tem vindo a ser feita através da ponte Salgueiro Maia, no IC 10, tendo sido estabelecido um horário para a circulação de tractores nesta via rápida, dado tratar-se de uma região fortemente agrícola.
A proibição total de tráfego na ponte D. Luís gerou a contestação de autarcas das freguesias mais afectadas, que preferiam a circulação condicionada, mas respondeu à preocupação dos agricultores, que manifestaram preferência pelo encerramento no período “mais morto” da campanha agrícola, permitindo encurtar a obra de seis para três meses.
--------------------------------------------------------------------------------------