domingo, 20 de março de 2011

Autarquias

Município de Santarém distinguiu personalidades e entidades públicas nas comemorações das Festas do Concelho
A câmara municipal de Santarém entregou hoje a medalha de ouro do município ao ex-ministro das Obras Públicas Mário Lino, à Fundação Passos Canavarro e, a título póstumo, ao ex-presidente da Assembleia da República Leonardo Ribeiro de Almeida.
Mário Lino foi distinguido pelo papel que teve no processo negocial (no âmbito da mudança de localização do novo aeroporto da Ota para Benavente) que permitiu ao município adquirir um conjunto de imóveis pertencentes à administração central, entre os quais a antiga Escola Prática de Cavalaria (EPC).
A distinção refere igualmente o papel do então ministro no processo de criação da Fundação da Liberdade, que a autarquia liderada por Francisco Moita Flores (independente eleito pelo PSD) quer instalar na antiga EPC, e na negociação de fundos do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN) para Santarém.
Neste âmbito, foram ainda agraciados o secretário de Estado Adjunto da Indústria e do Desenvolvimento, Fernando Medina Correia, com a medalha de prata, e, com a medalha de mérito, o presidente da câmara municipal de Castro Verde, Fernando de Sousa Caeiros, que representa os municípios no órgão que gere os fundos do QREN no Alentejo e na Lezíria.
Já em agosto de 2009, a autarquia escalabitana havia entregue a medalha de ouro da cidade ao primeiro-ministro, José Sócrates, pela passagem da posse do Convento de S. Francisco (contíguo à EPC) para o município.
A atribuição da condecoração máxima do município a José Sócrates foi decidida na mesma reunião em que o executivo camarário deliberou igual distinção ao Presidente da República, Cavaco Silva, pela realização, nesse ano, em Santarém, das cerimónias comemorativas do Dia de Portugal.
“Não olho a barreiras políticas ou preconceitos para propor que quem trata bem Santarém saia de Santarém com uma grata memória”, disse na altura Moita Flores.
Mário Lino declarou-se “honrado” e “sensibilizado” com a distinção que lhe foi conferida, embora considere que não fez “nada de especial”.
“O que fiz por Santarém ou em beneficio de Santarém e o que fiz para todo o país acho que é o que um governante tem que fazer, que é servir a causa pública, fazer o seu melhor com empenho e com determinação para que as populações e as regiões do país se possam desenvolver e ter melhor qualidade de vida”, disse à Lusa.
Para a autarquia, Mário Lino “excedeu largamente as suas competências de ministro, revelando-se um cidadão empenhado e interessado no desenvolvimento do poder local, acompanhando cada projecto e cada iniciativa com acrescida responsabilidade, abrindo as portas ao ciclo de desenvolvimento que se perspectiva para o concelho de Santarém e para toda a região do Vale do Tejo”.
A Fundação Passos Canavarro, Artes, Ciência e Democracia foi distinguida pelo modo como tem “preservado, recuperado e divulgado o património histórico-cultural” e pela projecção que faz de Santarém “além fronteiras”.
As quatro corporações de bombeiros do concelho receberam a medalha de honra e a junta de freguesia do Pombalinho e a Escola Secundária Sá da Bandeira a medalha de mérito, pelo seu papel na alfabetização das populações, o mesmo galardão entregue ao Rancho Folclórico do Vale de Santarém.
*Lusa
-------------------------------------------------------------------------------------