quarta-feira, 23 de março de 2011

Sociedade

INE denuncia casos de empresas que “cobram” aos cidadão preenchimento dos Censos
O Instituto Nacional de Estatística (INE) denunciou hoje que há empresas que “estão a cobrar aos cidadãos” o preenchimento dos Censos 2011, recordando que estão equipas “no terreno” para ajudar nessa tarefa.
Em nota enviada à agência Lusa, o INE sublinha que “existe uma estrutura no terreno disponível e vocacionada para ajudar, ou preencher na íntegra, os questionários”.
Para aceder a esta ajuda, os cidadãos devem recorrer ao recenseador ou aos balcões de atendimento dos Censos nas juntas de freguesia.
O recenseamento geral da população e da habitação vai permitir saber onde vivem os cidadãos, onde trabalham, quantos são e que estudos têm.
A resposta é obrigatória e confidencial. Além do endereço www.censos2011.ine.pt, podem ser esclarecidas dúvidas através da linha gratuita 800 22 20 11, nos dias úteis, das 09:00 às 20:00, horário que poderá vir ainda a ser alargado até às 22:00.
O XV Recenseamento Geral da População e V Recenseamento Geral da Habitação visa recensear todos os cidadãos “residentes ou apenas presentes no território português”, independentemente da nacionalidade, bem como todos os alojamentos e edifícios destinados a habitação.
---------------------------------------------------------------------