quarta-feira, 23 de março de 2011

Ambiente

ETAR do Couço não funcionou após inauguração por roubo de cabo de cobre
A estação de tratamento de águas residuais do Couço, Coruche, que a empresa intermunicipal Águas do Ribatejo inaugurou na terça-feira, não pode funcionar porque desconhecidos destruíram o posto de transformação para furtarem cobre.
Segundo o gabinete de comunicação da empresa, o prejuízo causado ronda os 10.000 euros, não sendo ainda previsível quando será reposta a normalidade, deforma a que a ETAR possa entrar em funcionamento.
A destruição do posto de transformação e o consequente furto de todas as placas de cobre foi detetada na segunda-feira, quando os técnicos da empresa que presta serviço à EDP se deslocaram ao local, verificando que a rede lateral da ETAR estava cortada.
Fonte da GNR confirmou à agência Lusa a existência de uma queixa contra desconhecidos, uma vez que se desconhece quem foram os autores do furto.
A ETAR situa-se num local ermo, a cerca de 400 metros da estrada principal, não havendo casas nem outras construções nas proximidades.
A inauguração decorreu na terça-feira sem que pudesse ser demonstrado o seu funcionamento, sublinha a empresa.
Os furtos de cobre, com a consequente destruição de postos de transformação e sistemas de rega, gerando prejuízos avultados à EDP e a agricultores, têm sido frequentes na região.
A revolta dos agricultores da região esteve na origem da assinatura, em setembro de 2010, de um protocolo entre o Governo Civil de Santarém e os Ministérios da Agricultura e da Administração Interna, destinado a pôr em prática um programa piloto para combater a criminalidade no mundo rural e que passa pela instalação de sistemas de vídeo vigilância e geo referenciação e programas de patrulhamento.
A inauguração da ETAR do Couço inseriu-se no programa de comemoração do Dia Mundial da Água, que incluiu ainda a abertura da nova unidade de atendimento da Águas do Ribatejo em Coruche e um workshop, em parceria com a associação ambientalista Quercus, sobre “uso eficiente da água”.
A estação (que custou 1,5 milhões de euros) faz parte de um conjunto de investimentos que a empresa tem em curso e que em Coruche são superiores a 10 milhões de euros, com o objetivo de dotar, até ao verão, as oito freguesias do concelho com “novas e modernas estações e sistemas de tratamento”.
*Lusa
-----------------------------------------------------------------