quinta-feira, 24 de março de 2011

Autarquias

Arrancaram as obras de ligação do Convento de Cristo ao Centro Histórico de Tomar
Segundo informação da autarquia tomarense, a operação de ligação do centro histórico de Tomar ao Convento de Cristo teve início esta semana com o arranque da construção do colector de águas pluviais, na Avenida Combatentes da Grande Guerra, junto à estação de caminhos-de-ferro. Durante a próxima semana esta obra é alargada à Avenida General Bernardo Faria, junto ao Tribunal, ligando posteriormente à Praceta Infante D. Henrique. O trânsito far-se-á pela Rua Coronel Luís António Aparício, junto à Escola EB1 dos Templários, que passará a ter dois sentidos.
Adianta ainda a autarquia, “na próxima semana, a Avenida Vieira Guimarães, o principal acesso automóvel ao Convento de Cristo, será cortado por um período de cerca de nove meses. O acesso ao monumento, a partir da cidade, passará a fazer-se pelas Algarvias, privilegiando-se também o acesso pedonal pelas Escadas de Santiago e pelo Caminho de Santo André, prevendo-se cortes também nestes acessos à medida da evolução dos trabalhos. O percurso pedestre da Mata Nacional dos Sete Montes será o mais aconselhado, mas neste momento ainda decorrem obras de recuperação dos estragos causados pelo tornado do passado Dezembro. A autarquia informará da abertura deste acesso”, acrescenta.
Segundo a autarquia, “o Departamento de Obras Municipais da Câmara Municipal de Tomar prepara agora um parque provisório para paragem de autocarros, nas traseiras do monumento, ficando a ala norte disponível apenas para saída e entrada dos turistas que visitam o monumento e que aqui chegam de autocarro. Para a ala norte do Convento de Cristo prevê-se ainda estacionamento de viaturas automóveis e um acesso pedonal à entrada principal do Convento”.
“Os autocarros vindos de Lisboa farão o acesso pelas Algarvias e os que vêm de Leiria farão o percurso habitual”, acrescenta a nota autárquica.
---------------------------------------------------------------------------------------