quinta-feira, 10 de março de 2011

Cultura

Grupos de teatro de Santarém envolvidos nas comemorações dos “Dias Mundiais do Teatro e Poesia”
“Teatro com crianças”, pelo Teatrinho de Santarém, é o espectáculo que abre o programa que assinala os dias mundiais da Poesia (21 de Março) e do Teatro (27 de Março) em Santarém, envolvendo nove grupos de teatro da cidade.
Carlos Oliveira, do Teatrinho de Santarém, disse à agência Lusa que, na ausência do contacto habitual da Câmara da cidade para assinalar estas datas, os grupos decidiram juntar-se para manter um programa de comemoração que se vinha realizando há vários anos.
O programa envolve os grupos Veto Teatro Oficina, o Grupo de Teatro Animal, o Teatrinho de Santarém, o Centro Dramático Bernardo Santareno, a Cena Aberta, a Oficina de Teatro da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado e os grupos de teatro da Universidade da Terceira Idade, da livraria Aqui Há Gato e Narizes Perfeitos.
Confirmando um “atraso muito grande” no pagamento dos apoios por parte da autarquia, Carlos Oliveira assegurou que essa situação não tem afectado a qualidade do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na área cultural no concelho.
“Se os apoios viessem, dariam outras possibilidades, para a realização doutros eventos”, disse, frisando que os grupos podem ter reduzido a actividade mas “mantêm a mesma qualidade”.
O programa de comemorações iniciou-se domingo com a peça “Teatro com Crianças”, que tem actuações marcadas, sempre no Fórum Actor Mário Viegas, para as tardes dos dias 13, 20 e 27.
Dias 18 e 19, o Grupo de Teatro Narizes Perfeitos apresenta “A Casa de Bernarda Alba”, no Círculo Cultural Scalabitano, estando agendada para dia 20 uma sessão de “Poesia com Todos”, leituras individuais em palco aberto na sala do Fórum Ator Mário Viegas. Seguem-se “animações teatrais”, pela Cena Aberta, nas tardes dos dias 22, 24 e 25 nas freguesias de Azóia de Baixo, Romeira e Abitureiras.
Uma oficina de teatro e uma aula de formação sobre “A Voz” estão marcadas para os dias 25 e 30 na Escola Ginestal Machado, ficando a exposição fotográfica “Imagens de Teatro” patente de 25 de Março a 02 de Abril no centro comercial da cidade.
Dia 26, a livraria “Aqui há Gato” exibe duas peças de teatro de marionetas, a “História da Carochinha”, de manhã, e “A princesa que bocejava a toda a hora”, de tarde, estando marcados para a noite os espectáculos “La Nona”, pelo Veto Teatro Oficina, em Almoster, e “O Gajo”, pelo Grupo de Teatro Animal, no Círculo Cultural Scalabitano.
A celebração do Dia Mundial do Teatro vai concentrar-se no Fórum Actor Mário Viegas, para onde está marcada mais uma sessão de “Teatro com Crianças”, uma “acção teatral”, pela Oficina de Teatro da Escola Ginestal Machado, e, ao fim da tarde, uma tertúlia, com as participações dos encenadores Rui Madeira, Pedro Barreiro e Pedro Oliveira e de Nilza Sousa (produção).
Para a noite está agendada uma “vídeo projecção” e um espaço de actuações diversas designado “teatro com papas na língua”.
-----------------------------------------------------------------------------------------