quarta-feira, 30 de março de 2011

Sociedade

Distrito de Santarém vai ter mais vagas para jovens no Programa de Voluntariado para as Florestas
O distrito de Santarém vai ter mais vagas para a inscrição de jovens no programa de voluntariado para as florestas, anunciou hoje o director regional de Florestas de Lisboa e Vale do Tejo.
Segundo Rui Pombo, que participou num fórum de apresentação do Programa Voluntariado Jovem para as Florestas 2011, no Governo Civil de Santarém, o programa vai ter também novas acções que foram criadas com o objectivo de “ter mais atractividade para os jovens”.
As actividades variam desde campos de férias operativos até questões de identificação da floresta, de limpeza, de florestação e de reflorestação.
Em 2010, participaram neste programa 210 jovens do distrito de Santarém, entre os 390 participantes que se inscreveram na região de Lisboa e Vale do Tejo. Segundo o director regional de Florestas, o período de funcionamento deste projecto também foi alargado e vai decorrer 01 de Abril a 30 de Novembro, para permitir a realização de campanhas de sensibilização da população antes e depois da época crítica de incêndios.
Segundo a governadora civil de Santarém, o contributo do voluntariado jovem nas florestas “é fundamental para a prevenção e sensibilização para os incêndios”, salientando também que “o distrito de Santarém precisa de mais voluntários dada a sua grande mancha florestal”.
Sónia Sanfona disse ainda que “os jovens facilitam a divulgação da mensagem” e que, por isso, o Governo Civil de Santarém está a preparar uma outra campanha mais específica de sensibilização para a prevenção da floresta, que irá envolver os jovens deste programa de voluntariado.
A governadora civil esclareceu ainda que “só é pedido aos jovens que disponham de 8 ou 15 dias do seu tempo livre para ajudarem nesta causa”, sublinhando que, apesar do alargamento do período da campanha a meses de aulas, “o trabalho voluntariado será feito sempre em períodos livres”.
Sónia Sanfona lembrou ainda que este programa abrange jovens dos 18 aos 30 anos e que, desta forma, permitirá ter mais candidatos.
O Programa Voluntariado Jovem para as Florestas de 2011 vai ter cinco mil vagas disponíveis e teve um reforço de verba de 800 mil para um milhão de euros do Fundo Florestal Permanente.
Em 2010, participaram nesta iniciativa 4200 jovens e, graças ao seu trabalho, foram detectadas 1724 deflagrações de incêndios e recolhidas 17 toneladas de lixo nas florestas. Desde o início deste programa, em 2005, contabilizaram-se mais de 41 mil jovens envolvidos.
O programa é dirigido a projectos apresentados por associações de jovens e associações do ambiente.
Na região de Lisboa e Vale do Tejo prevê-se que estas associações realizem, em 2011, cerca de 80 projectos de voluntariado na floresta e 20 campos de voluntariado, referiu ainda Rui Pombo.
*Lusa
-------------------------------------------------------------------------------------------------