terça-feira, 15 de março de 2011

Economia

Abrantes: Organização do Congresso do Azeite anuncia regresso do evento em 2013
A organização do I Congresso Mundial do Azeite anunciou hoje que o evento vai regressar em 2013, devido aos “excelentes resultados” obtidos, quer ao nível das participações, intervenções, rede de contactos e negócios que foi possível estabelecer.
Organizado pela Câmara de Abrantes, Direcção Regional de Agricultura de Lisboa e Vale do Tejo (DRAPLVT), associações de agricultores, produtores e diversas entidades ligadas ao sector do azeite em Portugal, o encontro realizado em Fevereiro incluiu a realização de um simpósio que juntou durante dois dias 200 profissionais e académicos luso-espanhóis e um Fórum que foi visitado por cerca de três mil pessoas.
Na ocasião, foram debatidas questões como os últimos desenvolvimentos tecnológicos na cultura do olival, a diferenciação do azeite pelas variedades, novas tecnologias e sistemas de optimização dos processos de extracção, estudo da cadeia de valor e determinação dos preços, ou ainda como diferenciar e promover o azeite português nos mercados internacionais.
O certame inclui ainda o denominado Fórum do Azeite, dirigido ao público em geral, centrado em iniciativas que abordaram as várias vertentes de utilização do azeite, desde a gastronomia, passando pela saúde, cosmética e turismo.
Segundo disse hoje à agência Lusa Maria do Céu Albuquerque, presidente da autarquia, à margem da apresentação dos resultados do I Congresso Ibérico do Azeite, o certame "ultrapassou as expectativas, gerou entusiasmo e vai continuar a realizar-se em Abrantes".
O evento assumirá uma periodicidade bienal, estando a segunda edição agendada para o primeiro trimestre de 2013.
“Foi um certame importante pelo número de visitantes que teve e pelo volume de negócios que gerou e queremos que este evento possa marcar a agenda regional e nacional e que ajude a afirmar a centralidade, o potencial e a tradição", da região na produção de azeite, afirmou.
Segundo observou ainda aquela responsável, a data agendada para a realização do II Congresso Ibérico do Azeite “casa com o fecho de um Quadro Comunitário de Apoio e com a abertura de um novo enquadramento em termos de fundos comunitários”, o que, defendeu, “é a altura ideal para aquilatar do que de novo existe em termos de novas tecnologias e aferir do posicionamento dos mercados emergentes, tendo como objectivo último acrescentar valor à economia nacional".
Maria do Céu Albuquerque sintetizou os objectivos “em linha” da organização do Congresso Ibérico do Azeite e dos produtores e olivicultores nacionais, afirmando que o azeite “pode ser tão mais competitivo quão maior for a sua qualidade”.
Para isso, acrescentou, “é preciso produzir mais, produzir melhor, aumentar as exportações e tentar sensibilizar para um incremento do consumo interno e da sua produção”.
*Lusa
-------------------------------------------------------------------------