sexta-feira, 18 de março de 2011

Saúde

População de Lamarosa no concelho de Torres Novas faz vigília hoje à noite em protesto por falta de médicos de família
A população de Lamarosa, no concelho de Torres Novas, realiza hoje à noite uma vigília de protesto a exigir o reforço de médicos de família na freguesia.
Manuel Soares, da Comissão de Utentes de Saúde do Médio Tejo (CUSMT), disse à agência Lusa que esta freguesia perdeu uma médica de família que foi transferida, em setembro de 2010, para a Unidade de Saúde Familiar Locomotiva, no concelho vizinho do Entroncamento.
Após esta transferência, a povoação de Lamarosa passou a ter apenas uma médica de família para atender mais de 3.000 utentes. “Metade dos utentes ficaram sem médico de família e são obrigados a recorrer ao centro de saúde de Torres Novas, onde nem sempre conseguem marcar consulta, ou precisam de esperar horas para serem atendidos”, referiu Manuel Soares.
Segundo o coordenador da CUSMT, a informação fornecida aos utentes pelo Agrupamento de Centros de Saúde da Serra d’Aire (ACES) refere que estão a ser desenvolvidos esforços para a contratação de mais médicos e que, até lá, as pessoas devem recorrer ao centro de saúde de Torres Novas.
“A população vai hoje sair à rua em mais uma acção de indignação e de exigência para que esta situação seja resolvida”, acrescentou Manuel Soares, referindo que foi também realizado um abaixo-assinado junto da população de Lamarosa, que teve cerca de 700 assinaturas.
-----------------------------------------------------------------------------------------