quarta-feira, 23 de março de 2011

Cultura

Ruy Duarte de Carvalho evocado em Santarém
O antropólogo, escritor, poeta e artista plástico Ruy Duarte de Carvalho foi evocado hoje na cidade onde nasceu, Santarém, com uma exposição e uma sessão cultural na Escola Secundária Dr. Ginestal Machado.
Margarida Gabriel, a professora que orienta a Oficina de Teatro da escola (ESDGM) e membro da comissão criada em 2010 por várias associações para “pensar a cidade”, disse à agência Lusa que a homenagem a Ruy Duarte de Carvalho surgiu no âmbito do trabalho que tem vindo a realizar com os alunos sobre a diversidade cultural.
Ruy Duarte de Carvalho nasceu e viveu a infância em Santarém, cidade a que voltou para fazer o curso de regente agrícola, regressando depois a Angola, país que adoptou como seu, tendo optado pela nacionalidade angolana, embora tenha decidido, nos últimos anos, residir na Namíbia, onde morreu em Agosto último, aos 69 anos.
A homenagem contou com a participação, entre outros, da filha de Ruy Duarte de Carvalho e do sobrinho Jaime Araújo, que está a traduzir a obra do escritor para inglês.
Promovida pela Oficina de Teatro da ESDGM em colaboração com o Centro Cultural Regional de Santarém, Cineclube de Santarém e Teatrinho de Santarém, a homenagem incluiu uma dramatização feita pelos alunos e uma sessão de cinema, com a exibição do seu filme mais premiado, Nelisita, seguindo-se um debate com Jaime Araújo e João Carmo, da Escola Superior de Educação de Santarém.
-----------------------------------------------------------------