quarta-feira, 30 de março de 2011

Efemérides

Comemorações do “25 de Abril” em Santarém arrancam no sábado
As comemorações dos 37 anos da Revolução dos Cravos arrancam no sábado em Santarém com uma homenagem a Michel Giacometti e com uma sessão evocativa de Salgueiro Maia, no domingo, dia em que o “capitão de abril” faria anos.
O espectáculo de sábado, organizado pela Comissão das Comemorações Populares do 25 de Abril de Santarém, será teatralizado pelos grupos de folclore das Abitureiras e do Bairro, segundo o programa divulgado pela empresa municipal de cultura.
Domingo, familiares e amigos de Salgueiro Maia, o homem que liderou a coluna militar que saiu na madrugada de 25 de Abril de 1974 de Santarém para Lisboa, desempenhando papel fundamental no derrube do Estado Novo, participam numa sessão que vai decorrer no “Jardim dos Cravos”, junto à sua estátua.
As comemorações prosseguem a 06 de Abril com a exibição do documentário “Futebol de Causas”, de Ricardo Antunes Martins, sobre o movimento estudantil e as crises académicas.
No dia 07 será apresentado o livro “Gente Comum, uma história na PIDE”, de Aurora Rodrigues, atual magistrada do Ministério Público em Évora que foi presa e torturada pela PIDE, em 1973.
-------------------------------------------------------------------------------------------------