quinta-feira, 31 de março de 2011

Rio Maior: Inauguradas infraestruturas do Centro de Alto Rendimento para a natação
As infraestruturas do Centro de Alto Rendimento (CAR) para a natação, em Rio Maior, hoje inauguradas, vão colocar a nova geração de atletas “à rasca” para justificarem com resultados os cerca de dois milhões de investimento estatal.
A expressão foi “roubada” pelo secretário de Estado da Juventude e do Desporto e pelo presidente da Federação Portuguesa de Natação (FPN) ao movimento de protesto que levou milhares de pessoas às ruas de Portugal em 12 de Março, durante a inauguração das instalações riomaiorenses, revistas e aumentadas.
“Quase me atrevo a dizer que, hoje em dia, a nova geração de atletas deverá ficar à rasca com as condições que lhes são proporcionadas, sobretudo quando comparadas com outras. Ficarão à rasca se não entregarem os resultados desportivos que todos esperamos”, disse o líder da FPN, Paulo Frischkenet.
Juntamente com a presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, e o presidente do Instituto do Desporto de Portugal, Luís Sardinha, ambos visitaram a obra feita para acolher permanentemente 137 atletas e servir quatro das cinco especialidades da modalidade (natação pura, pólo aquático, natação sincronizada e saltos para a água).
“Desejamos que os atletas portugueses tenham condições para fazerem mais e melhor. Para conseguirem, fruto do seu trabalho e da cooperação das entidades mais diversas – Estado, câmaras municipais, federações, Comité Olímpico de Portugal. É necessário sermos cada vez mais humildes e generosos para saber que ninguém vence sozinho”, afirmou o responsável governamental, Laurentino Dias.
O Estado, através da Administração Central vai custear três quartos da verba, nomeadamente com fundos comunitários do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), no âmbito do Programa Operacional Temático Valorização do Território (POVT), cabendo os restantes 25 por cento à autarquia.
Um sistema de recolha e integração de imagens subaquáticas, outro de análise da força da partida e da viragem e uma sala preparada para o treino específico em seco, além de uma sala de apoio médico e laboratorial, vão ser as inovações, bem como mais 16 novos quartos duplos para estágio.
O complexo de piscinas municipais de Rio Maior foi inaugurado em 06 de Novembro de 1992, com um custo anunciado de 350 mil contos (cerca de 1,75 milhões de euros), tendo a piscina de 25 metros e o tanque de aprendizagem sido complementados, em 25 de Junho de 1994, pela piscina olímpica exterior, orçada em cerca de 280 mil contos (perto de 1,4 milhões euros) e alvo de remodelação em 2003, incluindo a cobertura, no valor de 1.782.572 euros.
*Lusa
-------------------------------------------------------------------------------