terça-feira, 29 de março de 2011

Saúde

Representantes das Comissões de Utentes de Saúde do distrito convidam populações para participarem em acções de protesto
Representantes de várias comissões de utentes da saúde do distrito de Santarém apelaram hoje a uma ampla participação de populações e autarcas nas concentrações de protesto agendadas para 16 de Abril para Almeirim, Constância e Torres Novas.
As concentrações vão realizar-se, a partir das 15:30, junto às sedes de três dos quatro Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) existentes no distrito, aqueles que são identificados como os que apresentam situações mais dramáticas de carência na assistência às populações.
Manuel José Soares, coordenador da Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo, afirmou - na primeira de quatro conferências de imprensa agendadas para hoje em várias cidades do distrito – que a experiência na região mostra que quando as populações e os autarcas “se movimentam pelos seus direitos, há êxito absoluto”, sobretudo na colocação de médicos e no não encerramento de serviços.
Além da necessidade de mais médicos e enfermeiros, num distrito em que “dezenas de milhar” de pessoas (muitas delas idosas, com baixas reformas e sem meios de deslocação) estão sem acompanhamento médico, as povoações são convidadas a protestar contra o crescente aumento do custo dos medicamentos, os cortes nos transportes e o encerramento de serviços, disse.
Advertindo que o período eleitoral que se aproxima é propício à “proclamação de promessas”, Manuel Soares afirmou que a saúde “não pode esperar pela resolução da crise e pela realização de eleições”, apelando à defesa de um serviço nacional de saúde “universal, público, eficiente, eficaz e tendencialmente gratuito”, como consagra a Constituição.
Representantes das comissões de utentes de Alpiarça, Muge (Salvaterra de Magos), Vale de Cavalos (Chamusca) e Benavente relataram várias “situações dramáticas” vividas pelas populações que se viram privadas dos cuidados de saúde primários.
“Temos registado depoimentos lancinantes um pouco por todo o distrito que revelam situações impensáveis e inadmissíveis”, disseram, citando casos de pessoas que não conseguem fazer “prova de vida” ou que lhes atestem incapacidade temporária para o trabalho ou ainda de doentes com alta hospitalar, nomeadamente oncológicos, que depois não têm médico de família que os acompanhe.
A Comissão de Utentes da Saúde de Benavente promete instalar, a 16 de Abril, “pelo menos 11 tendas” frente à sede do ACES da Lezíria, em Almeirim, num “acampamento” que visa simbolizar “os milhares de utentes que esperam por uma consulta”.
*Lusa
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------