terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Gastronomia


Abrantes acolhe Festival de Gastronomia “Sabores do Tejo com Azeite”
Realiza-se entre 18 de Fevereiro e 8 de Março em nove restaurantes do concelho de Abrantes, o Festival Gatronómico “Sabores do Tejo com Azeite”
Para além da habitual, os restaurantes vão disponibilizar uma ementa com pratos da cozinha regional que inclui o tradicional prato de couve com feijão e especialidades de peixe e carne. Os pratos de peixe, incluem o arroz de lampreia (mediante reserva), açorda de sável ou achigã grelhado ou frito, iguarias que ilustram a ligação desta região ao rio Tejo.
Para quem prefira carne, a ementa regional disponibiliza pratos baseados em receitas de cabrito, entrecosto com migas ou maranhos.
Os doces conventuais do concelho de Abrantes – Tigeladas, Lampreias de ovos e Palha de Abrantes – completam o cardápio.
O “Sabores do Tejo” é uma iniciativa anual da Câmara de Abrantes que decorre nos espaços físicos dos restaurantes aderentes, durante o período de realização da Feira de S. Matias (18 Fevereiro a 8 de Março). Esta é já a 5ª edição, desta vez também associada à temática do azeite, por ocasião da realização em Abrantes do Encontro Ibérico do Azeite (de 25 a 27 de Fevereiro).
Os restaurantes aderentes são: “Os Sabores da Cascata”; “Cristina”; “A Cascata”; “Santa Isabel”; “São Lourenço”; “Terra e Mar”; “O Ramiro”; Cervejaria Aquapolis” e “Herdade de Cadouços”.
Os contactos, horários e ementas estão disponíveis em http://www.cm-abrantes.pt/
----------------------------------------------------------------------------