quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Associativismo


Concluído processo de legalização da APTECA - Associação Portuguesa de Técnicos de Comunicação Autárquica
Esta quarta-feira, dia 9 de Fevereiro, foi formalmente criada a Associação Portuguesa de Técnicos de Comunicação Autárquica (APTECA).
O projecto de criação da Associação deste grupo profissional teve início em Outubro e foi agora concluído. Na assinatura da Escritura de constituição da APTECA estiveram Vera Dias António, Técnica de Comunicação Autárquica na Câmara Municipal de Mação, mentora do projecto e Presidente da APTECA; Mário Sousa, da Câmara Municipal de Sardoal, um dos mais antigos profissionais do país; Pérsio Basso, Técnico de Comunicação Autárquica na Câmara Municipal da Barquinha; a Técnica de Comunicação Autárquica da Câmara de Avis, Susana Rosa e o Fotógrafo da Câmara de Sardoal, Paulo Sousa.
“Os sócios fundadores agarraram este projecto por considerarem que a sua profissão precisa de se definir, de melhores contornos e de fundamentação. Trata-se de uma profissão que é desenvolvida com diferentes pesos e medidas de Autarquia para Autarquia, no entanto, a génese está lá, só é preciso clarificar a linha orientadora desta profissão e promovê-la”, diz aquela nova Associação em comunicado.
A APTECA é uma associação que tem por objectivo promover a profissão dos Técnicos de Comunicação Autárquica nas várias vertentes que assume, consoante as funções e objectivos dos mesmos. Compete, em especial, à APTECA a organização anual do Encontro de Comunicação Autárquica, a promoção de acções de formação e o estabelecimento de parcerias com organizações, instituições e outras com quem se prove ser proveitosa uma relação.
À APTECA compete ainda desenvolver novos meios e formas de comunicação autárquica e promover estudos no âmbito da profissão.
Diz a APTECA, que conta “com mais de 50 sócios já inscritos o primeiro passo é divulgar a Associação e angariar mais sócios chegando às Câmaras Municipais e também às Juntas de Freguesia. O Plano de actividades está a ser ultimado e prevê a prestação de serviços de assessoria às Autarquias nas várias áreas de actuação dos Gabinetes, que são multidisciplinares mas que têm algumas dificuldades ao nível da formação, que é pouca, nesta área da comunicação. Será criado um fórum para que estes profissionais possam expor as suas dúvidas ou partilhar ideias e serão preparados manuais que serão disponibilizados aos sócios sendo, em Portugal, esta uma das maiores lacunas desta profissão, a falta de livros e manuais de apoio”.
“O Encontro de Comunicação Autárquica (ECA) que se realiza desde o ano 2000, está agora sob a alçada da APTECA. Continuará a ser promovido pelas Autarquias que se propõem mas agora com o apoio da Associação. Uma das novidades é a criação e atribuição anual, no âmbito do ECA do Prémio “Autarca pela Comunicação” que procurará premiar a atenção dos Autarcas para a questão da Comunicação Autárquica”, sublinha.
Adiantando, “a APTECA procurará, ainda, desenvolver contactos para a criação de disciplinas nesta área nos cursos de comunicação e o desenvolvimento de cursos, pós-graduação, mestrados e doutoramentos nesta área.
A APTECA procura, agora, dar um novo lugar à Comunicação que é feita nas Autarquias de Portugal, pelo bem dos Autarcas, dos Munícipes e dos próprios Técnicos cujo trabalho facilita a informação e o esclarecimento dentro do espaço territorial de cada Município, permite a comunicação entre os Munícipes e as Autarquias e facilita os meios para a reprodução da identidade cultural de cada região”.
A Associação Portuguesa de Técnicos de Comunicação Autárquica fica com sede em Mação mas o seu âmbito de actuação é todo o País.
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