segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Cultura


Biblioteca Municipal de Ourém está renovada
Foi apresentado este sábado o novo espaço infantil da Biblioteca Municipal de Ourém.
O vereador da autarquia, José Alho, afirmou durante a apresentação, “esta é uma cerimónia singela mas repleta de significado e simbolismo”.
O espaço, está localizado na antiga sala que acolhia a Profourém e permite “dar melhores condições às crianças, proporcionando-lhes o contacto com o saber”.
Paulo Fonseca, presidente da autarquia, saudou a iniciativa dos serviços da Câmara que, mesmo “em difíceis condições financeiras, estão a dar grandes passos na política cultural da nossa terra”. Lamentou, contudo, a situação provisória em que a biblioteca se encontra, “que não é compatível com a ambição da nossa terra” e que “nos impede de fazer parte da Rede Pública de Bibliotecas”.
Sobre o espaço envolvente, adiantou que a autarquia pretende criar uma bolsa de estacionamento subterrâneo nesta zona da cidade, assim como a instalação de um parque infantil na praça em frente a este equipamento, conferindo ao centro de Ourém um aspecto “mais rejuvenescido”.
Deolinda Simões, presidente da Assembleia Municipal, elogiou a iniciativa afirmando que este espaço de “luz e cor” irá seduzir os mais novos e “trazê-los à leitura”.
A autarquia realça, “o espaço infantil, projectado e concretizado exclusivamente pelos serviços autárquicos, será um local onde os mais pequenos terão acesso a livros, filmes e jogos didácticos. Aqui vão ser também dinamizadas actividades infantis com datas a definir”.
-----------------------------------------------------------------------------------------