segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Autraquias


Conclusão do “Almonda Parque” em Torres Novas previsto para o início de Março
Numa visita de acompanhamento às obras do Almonda Parque em Torres Novas, realizada na manhã do passado dia 10 de Fevereiro, foi possível verificar o estado avançado dos trabalhos, estando a conclusão do parque prevista para o dia 8 de Março. Para além do estacionamento criado, este parque foi desenvolvido de forma a configurar um novo arruamento da cidade, através de uma ligação entre a zona da central de camionagem e a rua Alexandre Herculano, em pleno centro histórico.
“Esta é a maior praça de Torres Novas”, disse o presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, António Rodrigues, que caracterizou a cobertura do “Almonda Parque”, que servirá como espaço público e que poderá acolher eventos como a Feira dos Frutos Secos.
“Para além do estacionamento criado, este parque foi desenvolvido de forma a configurar um novo arruamento da cidade, através de uma ligação entre a zona da central de camionagem e a rua Alexandre Herculano, em pleno centro histórico”, realçou.
A autarquia diz, que “o Almonda Parque representa uma área intervenção de 7572 m2 e criará 333 lugares de estacionamento para exploração, 21 dos quais concessionados. No exterior do parque (rua do Nogueiral e largo adjacente) haverá 45 lugares de estacionamento, 2 dos quais destinados a pessoas com mobilidade reduzida. No interior do edifício serão criados 261 lugares, 4 dos quais para pessoas com mobilidade reduzida”.
Adianta ainda a edilidade que “a concessão do parque foi atribuída pelo Município de Torres Novas à empresa Lena, Engenharia e Construções. O explorador será a Holdiparque, Gestão e Exploração de Parques de Estacionamento por um período de concessão de 20 anos, renovável por igual período”.
“Está também em elaboração um projecto de reconversão das margens do rio Almonda nesta zona da cidade, de forma a interligar o parque de estacionamento ao futuro “Centro de Ciência Viva”, requalificando a zona ribeirinha e procurando fomentar a recuperação dos edifícios envolventes”, informa ainda a autarquia torrejana.
Adiantando, “a praça agora criada pela construção do “Almonda Parque”, será dotada de quatro quiosques, constituirá um local privilegiado para observar a muralha da cerca, na zona da igreja do Salvador, que será totalmente recuperada no âmbito de um projecto já em curso do programa de Regeneração Urbana”.
-------------------------------------------------------------------------------------