quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Cultura



Imagem:A.Anacleto
Cine Teatro S. Pedro de Alcanena tem nova Direcção Artística

A autarquia de Alcanena, apresentou esta quinta-feira, em conferência de imprensa, a nova direcção artística e a programação para os próximos meses do Cine Teatro S. Pedro.
Falando aos jornalistas, Fernanda Asseiceira, Presidente da edilidade de Alcanena, disse, “esperamos que o Cine Teatro S. Pedro, venha agora ganhar uma nova dinâmica e recuperar as pessoas que nos últimos anos perderam o hábito de ir ao teatro”, sublinhou.
O pianista Pedro Burmester com um concerto a realizar no próximo dia 05 de Março, faz a reabertura daquela sala de espectáculos que tem, desde o início do mês, uma nova Direcção Artística liderada pelo coreógrafo Tiago Guedes.
O novo director artístico, afirmou no encontro com a comunicação social, “o Cine teatro retoma, a partir de Março, uma actividade regular, com a garantia de que todos os sábados há um espectáculo - para que se crie uma habituação nos espectadores a vir aos espectáculos”, realçando o empenho no desenvolvimento de um projecto que envolva activamente a população, a exemplo do Festival Materiais Diversos, que realiza desde há dois anos naquele concelho.
O coreógrafo realçou ainda, “a minha relação com o município de Alcanena começou há dois anos com o Festival Materiais Diversos, que continuará a ser, além de outros, a base da programação desta casa".
Tiago Guedes, que tem ligações a Minde, disse ainda, que vai aproveitar o conjunto de espectáculos que estavam já negociados com as redes em que o teatro se insere – a ArtemRede e a CultRede.
A Presidente da autarquia, questionada sobre os encargos financeiros que o projecto vai ter para a câmara, respondeu, “o orçamento destinado pela autarquia vai-se manter”.
O novo Director Artístico, disse acreditar, que este será um dos quinze cine teatros “âncora” do projecto de financiamento anunciado esta semana pela ministra da Cultura, sublinhando que está a trabalhar na candidatura a entregar até ao próximo mês de Maio, adiantando, “o Cine Teatro S. Pedro vai procurar trabalhar em rede com os teatros municipais de Torres Novas, Ourém e Porto de Mós, de forma a ser criada uma oferta diversificada na região, sem sobreposição de espectáculos, que favoreça a circulação de públicos, estando já agendada para a próxima semana uma reunião entre os programadores dos espaços.
Tiago Guedes, referiu ainda, que quer introduzir o projecto “S. Pedro Fora de Portas”, que levará, uma vez por mês, um espectáculo a uma freguesia, sendo “A Dança”, de Aldara Bizarro, agendado para 02 de abril em Vila Moreira, o “primeiro teste”.
Está também planeado, criar o cartão “Amigo do S. Pedro”, com uma série de descontos e vantagens, e um “autocarro cultural” que irá às aldeias para transportar espectadores para os espectáculos.
Outra vertente apresentada pelo novo responsável artístico, é um serviço educativo que será dinamizado no último piso do edifício, que tem estado desaproveitado, onde se realizarão sessões de cinema de autor.
Está também previsto realizar-se no bar, cafés concerto, tertúlias e debates, com o objectivo do espaço ser “um ponto de referência no centro da vila”.
Fernanda Asseiceira, adiantou aos jornalistas, “a entrada de Tiago Guedes para a direcção artística do cine teatro S. Pedro deveu-se à saída do anterior director Vítor Costa para a Direcção Geral das Artes” sublinhando, a sua inteira identificação com o projecto do coreógrafo.
----------------------------------------------------------------------------