sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Autarquias


Câmara de Constância adjudica construção de novos equipamentos
A Câmara Municipal de Constância vai hoje adjudicar a construção de novos equipamentos ligados aos sectores da educação, turismo e ciência, como o Centro Escolar e um borboletário tropical, num investimento superior a 2 milhões de euros (ME).
Com um projecto de investimento de 1,5 ME, o Centro Escolar de Constância vai ser construído junto à escola básica Luís de Camões, tendo um prazo de execução de um ano e o apoio financeiro do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) de cerca de 80 por cento.
Um vulcão e um borboletário tropical são, por sua vez, os próximos projectos de investimento no Parque Ambiental de Santa Margarida (PASM), infra-estrutura inaugurada em 2002 e que conta com uma média de 50.000 visitantes por ano.
Com um investimento previsto de 550 mil euros e inauguração anunciada para a primavera de 2012, este espaço de seis hectares disponibiliza espaços de contemplação, informação e formação ambiental, auditórios, centros de documentação e laboratórios, apresentando uma componente didáctica e pedagógica considerada “estratégica”.
Jardins de plantas aromáticas e medicinais, torres de observação, lagos e riachos, viveiros e circuitos ambientais, oficinas ambientais e aulas de natureza marcam aquele espaço.
Máximo Ferreira, presidente da Câmara de Constância, disse à agência Lusa que o futuro borboletário visa “aumentar” as valências existentes e o número de visitantes, recriando um ambiente tropical numa estufa de 120 metros quadrados, com plantas e borboletas de grandes dimensões”, em regime de semi-liberdade.
“O borboletário”, acrescentou, apresentará uma “função turística e outra pedagógica”, com cerca de 20 espécies diferentes de borboletas provenientes da América Central, e “vai privilegiar a vertente física e biológica, recriando um ambiente tropical com o ciclo completo”, desde o casulo às lagartas.
Os novos projectos do PASM incluem também investimentos na vertente da geologia, com a recriação de modelos e ambientes onde se formam as rochas, quer ao nível sedimentar, metamórfico e vulcânico.
“São projectos estruturantes que perseguem lógicas de desenvolvimento numa dinâmica turística que se quer de âmbito histórico, patrimonial, ambiental e científica, com a construção de novos equipamentos no PASM mas também nos que perspectivamos fazer no Centro de Ciência Viva, na Casa Memória de Camões e jardim horto camoniano”, disse o autarca.
Segundo Máximo Ferreira, os investimentos nestes equipamentos “interligam-se com a formação escolar e cultural da população” residente, apontando para a construção dos centros escolares de Santa Margarida, Montalvo e Constância que, no seu conjunto, implicam um investimento global de 5 ME.

--------------------------------------------------------------------------------