terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Sociedade

Empresa “Águas do Ribatejo” considera que distribui água de excelente qualidade
A empresa intermunicipal Águas do Ribatejo teve, no ano de 2010, um índice de cumprimento de 98,95 por cento, o que leva a empresa a sublinhar que distribui água de “excelente qualidade” aos 110.000 consumidores dos seis municípios que serve.
Em comunicado, a empresa frisa que, num universo de 8.500 análises realizadas em 2010, o incumprimento dos critérios de qualidade da água para consumo humano foi de 1,05 por cento, valor abaixo dos 1,52 por cento de 2009 e que a empresa quer reduzir para menos de 1 por cento em 2011.
A empresa, com capitais exclusivamente municipais, serve os concelhos de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche e Salvaterra de Magos, possuindo um laboratório na sua sede, em Salvaterra de Magos, onde são feitas análises diárias.
Contudo, “o controlo minucioso da qualidade da água” é assegurado por um laboratório externo acreditado pelo Instituto Português de Acreditação, que realizou, em média, 35 análises diárias ao longo de 2010, sublinha.
A empresa lembra que tem em curso investimentos que visam a construção de novos reservatórios, estações elevatórias, pontos de entrega, furos e dezenas de quilómetros de condutas adutoras para “reforçar a qualidade do abastecimento de água”, tendo ainda procedido à limpeza e higienização de 70 reservatórios.
Em curso está a instalação do sistema de telegestão, que permitirá controlar à distância o funcionamento dos sistemas e detectar anomalias “na hora”, bem como reduzir as perdas de água e os custos com energias, pessoal e deslocações, afirma o comunicado.
A empresa quer ainda eliminar os pontos de captação de menor qualidade, o que representará uma redução de 30 por cento das actuais captações e irá permitir “baixar os custos de manutenção sem prejuízo para a qualidade do abastecimento”, acrescenta.
Por outro lado, a empresa tem vindo a desenvolver uma série de campanhas de sensibilização, em parceria com a DECO e a Quercus, apelando ao consumo de água da torneira “sem receios, porque para além de ser uma água de elevada qualidade é mais económica”.
Para dar o exemplo, nas iniciativas promovidas pela Águas do Ribatejo e pelos municípios que integram a empresa, as garrafas de água estão a ser substituídas por jarros e copos.
*Lusa
------------------------------------------------------------------------